Home Categorias Chapadão do Sul CMMA realiza ações de preservação ambiental no Dia Mundial do Meio Ambiente

Quinta, 06 Junho 2013 17:15

CMMA realiza ações de preservação ambiental no Dia Mundial do Meio Ambiente

Escrito por 

Durante todo o dia de ontem (05), o Conselho Municipal do Meio Ambiente realizou atividades de conscientização e preservação do meio ambiente na rede municipal de ensino. As atividades foram realizadas em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Os membros do conselho se dividiram em três equipes que levaram alunos de três escolas a diversos pontos da cidade, onde ações de preservação foram realizadas. Uma das equipes era formada pela Vice Prefeita Liza Scheide juntamente com a Presidente do Conselho do Meio Ambiente, Jaqueline Portes, do Professor da Universidade Federal, Agnaldo José e o Sr. Lauri Dalbosco, ambos visitaram a Escola Érico Veríssimo.


Durante a visita foram apresentados aos alunos os motivos pelos quais se deve manter o meio ambiente sempre limpo e preservado. Na oportunidade, os alunos foram levados ao viveiro municipal, onde conheceram um pouco mais sobre algumas espécies nativas no município.

Após a visita, no período da manhã, os alunos foram até o CEI Sibipiruna onde fizeram o plantio de mudas, para que assim se ampliasse a área verde naquele local. A mesma coisa foi realizada com os alunos no período vespertino e o plantio de mudas foi realizado no CEI Esperança.


Segundo a Presidente do Conselho do Meio Ambiente, Jaqueline Portes, é necessário que se conscientize toda a população que a preservação deve ser constante e que para que o meio ambiente não sofra, é necessário a união de todos.


A vice-prefeita Liza, que em outras oportunidades sempre apoia ações de conscientização ambiental, ressalta da importância de se mostrar aos alunos os benefícios de um meio ambiente preservado, segundo ela, os alunos conscientes levam este aprendizado para casa e até se necessário auxiliam os pais.


A outra equipe, formada pelo Secretario do SEDEMA, Tiago Maia, o Professor da Universidade Federal, Fernando França e do Presidente da Fundação Chapadão, Adriano Loeff, levou os alunos da Escola Carlos Drummond de Andrade até a UPL (Unidade de Processamento de Lixo), para que os mesmos conhecessem a destinação final do lixo produzido em suas casas.

Os alunos puderam conhecer de perto sobre o fim do lixo que eles mesmos produzem em suas residências, e a importância de se separar o lixo doméstico. A equipe apresentou aos jovens, todas as etapas que o lixo passa até ser encaminhado à reciclagem. Para o Secretario Tiago Maia, essas ações são de suma importância para que nossas crianças cresçam conscientes e preservem cada vez mais o meio ambiente.

A terceira equipe era formada pelo Médico Veterinário Luiz Fernando Torres e do Secretario Adjunto de Obras, Vanderson Cardoso. O trabalho realizado por esta equipe foi de levar os alunos ao ambiente urbano, que está sendo abandonado pela própria população, os alunos puderam ver de perto grandes pilhas de entulho destinados em locais impróprios além de outras formas de descaso com o meio ambiente.

Luiz Fernando afirmou aos jovens que cabe a toda a população esta preservação e que somente com a união de todos é que se poderá chegar a um meio ambiente limpo e saudável. Os alunos foram levados também ao lago de contenção de águas pluviais, ali conheceram o lago e a sua função, porém puderam ver também, a quantidade de lixo que acaba sendo transportado até ali pelas enxurradas, lixo depositado em locais impróprios e pela própria população.

A Administração Municipal sente-se satisfeita com as ações do Conselho Municipal do Meio Ambiente, que segundo o Prefeito Dr. Felipe, são de suma importância para que a cidade se mantenha em equilíbrio com o meio ambiente. 

Ler 1018 vezes
Entre para postar comentários

   ,