Home Categorias Câmara Municipal Câmara aprovou projeto que proíbe uso de “narguile” em locais públicos

Terça, 02 Julho 2013 11:20

Câmara aprovou projeto que proíbe uso de “narguile” em locais públicos

Escrito por  Assecom- Câmara

A Câmara de Vereadores de Chapadão do Sul aprovou nesta segunda-feira, projeto de lei, de autoria do vereador Elton Silva, que proíbe o uso de cachimbo denominado “narguile” em locais públicos do município. O projeto foi aprovado por unanimidade.

 

De acordo com o texto do projeto, fica proibido o uso em locais públicos do Município de Chapadão do Sul, do instrumento de origem oriental utilizado para fumar essências ou tabacos denominado “narguilé”. Entende-se por locais públicos, além de praças de lazer, parques, jardins e espaços esportivos, qualquer local onde houver concentração e aglomeração de pessoas. Em caso de desobediência os artefatos e componentes (base, corpo, fornilho e abafador) que compõem o cachimbo serão apreendidos e a municipalidade dará o destino final ao produto.

 

O Poder Executivo regulamentará em 60 (sessenta) dias, contados da data da sua publicação, a forma de fiscalização e cumprimento da Lei.

 

Segundo o vereador Elton Silva, Foi constatado que uma simples tragada no narguilé equivale ao consumo de 100 cigarros. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma rodada de narguilé tem 100 (cem) vezes mais alcatrão, 4 (quatro) vezes mais nicotina e 11 (onze) vezes mais monóxido de carbono que um cigarro comum. “Além destes malefícios, este Nobre Edil tomou conhecimento que in loco, muitos jovens sul-chapadenses têm misturado no referido cachimbo alguma espécie de entorpecente”.

 

O projeto segue agora para sanção do Prefeito Municipal

Ler 634 vezes
Entre para postar comentários

   ,