O vereador Diego Favero apresentou um anteprojeto de lei voltado ao bem-estar de crianças e adolescentes com diabetes tipo 1. A proposta prevê a disponibilização do sensor FreeStyle Libre, que monitora a glicose 24 horas por dia sem a necessidade de furar o dedo, oferecendo mais conforto, segurança e qualidade de vida aos pacientes.
“Esse projeto não é para mim, mesmo sendo diabético. É para as crianças e adolescentes que dependem da insulina diariamente”, destacou o parlamentar.
O projeto conta com apoio do deputado federal Ismael Alexandrino, que realiza um estudo técnico para possível ampliação da proposta em nível nacional. Diego também chamou atenção para o aumento de casos de diabetes gestacional no município e a necessidade de oferecer suporte adequado às gestantes.
Na mesma sessão, o vereador cobrou explicações sobre a atuação da cooperativa responsável pela coleta seletiva e os custos envolvidos na contratação emergencial de serviços de retirada de resíduos pela Prefeitura, após denúncias de má gestão.
“Em outubro, já havia documentos com denúncias. Por que não contratar diretamente os trabalhadores enquanto se resolvia a situação?”, questionou.
Diego explicou que o Termo de Fomento firmado com a cooperativa previa possibilidade de cancelamento em 30 dias, sem prejuízo. Também relatou que os cooperados pagam R$ 500,00 para ingressar, mas não recebem lucros nem ressarcimento ao sair.
Apesar das críticas, ele elogiou as ideias apresentadas pela secretária Macijane e reforçou o pedido por soluções rápidas.
“Sabemos que na gestão pública tudo é mais demorado, mas, se for possível, que a solução venha para ontem.”