Homem de 31 anos identificado como Manoel Valencio Neto foi preso pela Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo) na tarde desta quinta-feira (15) por fabricar uísque falso em uma casa na Rua Dr. Alfredo Aurélio de Castro, Bairro Vila Eliane, em Campo Grande.
O homem era investigado há aproximadamente 6 meses após diversas denúncias e na tarde desta quinta, as equipes da especializada faziam campana em frente ao local quando viram ele saindo em um veículo BMW.
A equipe realizou a abordagem e no carro encontraram garrafas de bebidas e selos falsificados. Os policiais entraram na casa e constataram que no local havia uma central onde o whisky falso era produzido. Manoel usava um extrato e acrescentava outros produtos que ainda não foram identificados. Em seguida, ele colocava o líquido nas garrafas de whisky e vendia como se fossem originais.
Com uma produção intensa e lucrativa, Manoel Neto movimentava cerca de R$ 20 mil por semana com a venda de bebidas adulteradas. Segundo as investigações, ele, chegou a comercializar até 200 garrafas por dia nos fins de semana.
Durante a ação, foram apreendidas 87 garrafas já envasadas com a mistura falsificada, 551 selos públicos falsos, 160 tampas de marcas famosas, 116 dosadores, além de equipamentos como selador térmico e soprador usados para adulteração de rótulos.
Além das garrafas e selos, a polícia apreendeu o carro usado pelo homem e uma motocicleta Kawasaki, bem como placas veiculares, relógios e celulares.
O homem foi preso em flagrante e levado para a sede da Decon. O caso foi registrado como vender ou ter em depósito mercadoria imprópria para consumo e com embalagem irregular.
