Mato Grosso do Sul já contabiliza 12.250 casos prováveis de dengue em 2025, com 4.796 confirmações e 12 óbitos em decorrência da doença, conforme boletim divulgado nesta sexta-feira (23) pela SES (Secretaria de Estado de Saúde). Os dados são referentes à 20ª semana epidemiológica do ano. Além das mortes confirmadas, outros 9 óbitos ainda estão em investigação.
As mortes foram registradas em 12 municípios: Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina, Aquidauana, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Iguatemi, Paranhos, Itaquiraí, Naviraí e Água Clara. Quatro das vítimas possuíam comorbidades, o que pode ter contribuído para o agravamento do quadro clínico.
Nos últimos 14 dias, 19 municípios apresentaram baixa incidência de casos confirmados da doença, entre eles Itaquiraí, Caarapó, Laguna Carapã, Maracaju, Japorã e Anastácio. Apesar disso, o número de casos e a disseminação em diferentes regiões do Estado mantêm a dengue como preocupação sanitária em 2025.
A vacinação contra a dengue segue como uma das principais estratégias de controle. Segundo o boletim, 167.101 doses já foram aplicadas no público-alvo. Mato Grosso do Sul recebeu até agora 241.030 doses do imunizante do Ministério da Saúde. O esquema vacinal consiste em duas doses com intervalo de três meses entre elas.
O foco da vacinação são crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que apresenta o maior número de hospitalizações por dengue dentro do grupo de 6 a 16 anos.
Além da dengue, o Estado também enfrenta a disseminação da Chikungunya. São 10.194 casos prováveis em 2025, com 2.701 confirmações. Entre os casos confirmados, 28 foram registrados em gestantes. Seis mortes foram atribuídas à doença, ocorridas em Dois Irmãos do Buriti, Vicentina, Naviraí, Terenos e Fátima do Sul. Assim como na dengue, quatro vítimas da Chikungunya tinham comorbidades.
A SES reforça o alerta à população para não recorrer à automedicação em caso de sintomas compatíveis com dengue ou Chikungunya. A recomendação é procurar imediatamente uma unidade de saúde para avaliação médica e diagnóstico adequado.