Educação em Rede Intersetorial para a Garantia de Direitos.
O I Encontro da Rede de Intersetorialidade com a Educação: diálogos nacional e internacional, realizado nos dias 20, 21 e 22 de maio de 2025 no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador, Bahia, marcou o ponto culminante do ciclo de seminários regionais Trilhas de Aprendizagem – Intersetorialidade na Educação.
Alcinópolis-MS esteve representada pelo Especialista em Educação da SEMECE, Jesus Aparecido de Lima, nesses três dias. Foi um dos municípios escolhidos pela Secretaria de Articulação Intersetorial do MEC, devido às ações como a escuta das crianças durante a pandemia e projetos inovadores na implementação de políticas públicas ligadas à Primeira Infância no município de forma intersetorial no envolvimento do Poder Executivo com suas secretarias, Poder Legislativo, escolas, a comunidade local e o trabalho em rede com as universidades, Tribunal de Contas do Estado TCE/MS, Tribunal de Justiça TJ/MS, Ministério Público Estadual MP/MS, e diversos segmentos.
Foram convidados vários municípios de todas as regiões do país, que farão parte em breve de uma plataforma do MEC de experiências inovadoras que está sendo construída e que servirá de inspiração para outros municípios.
Mato Grosso do Sul sendo representado com dois municípios, além de Alcinópolis-MS, Professor Nizael Almeida (Secretário Municipal de Educação de Ribas do Rio Pardo/MS de 2021 a 2024) que apresentou o Território Educativo de Ribas do Rio Pardo, ou TEAR, é uma metodologia de educação que busca promover ações que impactem positivamente a aprendizagem dos alunos, melhorando a qualidade da educação a partir do contexto territorial. A iniciativa é uma parceria entre o município de Ribas do Rio Pardo, a Secretaria Municipal de Educação e outras entidades.
O encontro teve como principais objetivos:
• Promover a discussão e o aprofundamento teórico-prático sobre a intersetorialidade nas políticas públicas com a educação.
• Fortalecer as redes de colaboração entre gestores públicos, acadêmicos, representantes da sociedade civil e especialistas de diferentes setores.
• Compartilhar experiências exitosas e desafios enfrentados na implementação de políticas públicas intersetoriais.
• Contribuir para a construção de agendas de políticas públicas mais integradas e sustentáveis.
• Socializar os desdobramentos do ciclo de Seminários Trilhas da Aprendizagem.
• Vivenciar presencialmente os processos pedagógicos desenvolvidos de modo online por meio da Comunidade de Práticas Intersetoriais.
O evento iniciou com credenciamento e uma sessão de acolhimento. Na sequência, foram realizadas palestras e painéis sobre experiências intersetoriais, mudanças climáticas, integração regional e gestão de comunidades de práticas.
• Diálogos sobre as experiências das Trilhas de Aprendizagem – Prof. Dr. Fernando Abrucio
• Estratégias e Práticas Intersetoriais voltadas à Garantia de Direitos – Prof. Dr. Kabengele Munanga
• Painéis sobre Mudança Climática e Fenômeno Migratório.
O segundo dia foi dedicado às oficinas de cooperação organizadas em núcleos temáticos, como segurança no ambiente escolar, educação ambiental e governança intersetorial, coordenadas por Fábio Otuzi Brotto e equipe.
Atividades:
• Conexão entre participantes e compartilhamento de perguntas-quentes.
• Cocriação de soluções-síntese e definição de passos estratégicos.
• Plenária final com Feira de Boas Práticas.
O último dia do evento destacou lançamentos importantes, como a Plataforma InterAções e a Coletânea Intersetorialidade, além de painéis sobre a contribuição das organizações sociais e desafios das políticas intersetoriais.
Lançamentos e Palestras:
• Plataforma Interações-DSpace e Jogo “Teias da Intersetorialidade”
• Intersetorialidade e Formação Humana Integral – Profa. Dra. Jaqueline Moll
• Desafios e Oportunidades das Políticas Intersetoriais – Prof. Dr. Roberto Wagner.
• Intersetorialidade e Interseccionalidade – Profa. Gina Vieira.
O I Encontro da Rede de Intersetorialidade com a Educação foi um marco significativo para a discussão e promoção de práticas intersetoriais no Brasil. Ao reunir especialistas de diversas áreas, o evento não apenas facilitou a troca de experiências, mas também incentivou a construção de uma agenda propositiva para enfrentar os desafios educacionais de maneira integrada e sustentável.
Jesus Ap. de Lima destacou a importância de ter representado Alcinópolis-MS neste importante encontro, principalmente pelo compromisso assumido pela Primeira Infância com seus diversos parceiros, dentre eles a UBAN95, que assinou recentemente a renovação do protocolo de intenções pela Primeira Infância com o município na continuidade da implementação do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI), já instituído em lei desde 2022, através do seu monitoramento e avaliação pelo Comitê Municipal da Primeira Infância com a participação de toda a comunidade, principalmente a escuta das crianças.
Fabiano de Souza / Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Alcinópolis