O vereador e 1º secretário Jovenaldo Francisco dos Santos, o Juvenal da Farmácia, apresentou a Indicação nº 153/2025, solicitando ao presidente da Câmara dos Deputados e ao deputado federal sul-mato-grossense Geraldo Resende apoio à tramitação da PEC nº 101/2019.
A proposta trata da concessão de plano de saúde vitalício aos antigos servidores da extinta SUCAM e Funasa, conhecidos como “os bravos da antiga malária”, expostos por décadas a agentes químicos tóxicos como o DDT no combate a doenças como malária, febre amarela e doença de Chagas.
“Fomos verdadeiros soldados em uma guerra contra epidemias, mas hoje muitos sofrem graves sequelas sem receber assistência adequada. A PEC 101/2019 é uma reparação histórica e moral”, destacou o vereador Juvenal.
O parlamentar também mencionou o compromisso do deputado Geraldo Resende na articulação pela instalação da comissão especial e avanço da proposta no Congresso Nacional.
A indicação reforça o apelo para que o Legislativo Federal acelere a tramitação da PEC, garantindo dignidade, reconhecimento e assistência de saúde a quem tanto contribuiu para a história da saúde pública no Brasil.