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Nova ponte entre MS e Paraná pode reduzir viagem em cerca de 1h

Conclusão do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental, encomendado pelo Governo do Paraná, deve apontar a redução no tempo de viagem entre Mato Grosso do Sul e o estado vizinho. O projeto pretende ligar a MS-473 com a BR-376, com a construção de uma ponte no Rio Paraná.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) contratou o estudo, com recursos da Itaipu Binacional. Ele traz a análise técnica, econômica e ambiental que define o traçado mais viável para a obra. Com essa etapa concluída, os governadores Eduardo Riedel (PSDB) e Ratinho Júnior (PSD) devem fazer, em breve, o anúncio oficial do percurso definido.

A redução impacta diretamente na logística de escoamento de MS. A nova rota deve reduzir em até 130 km a distância até o Porto de Paranaguá. “É uma obra estruturante para Mato Grosso do Sul e muda a realidade não só do Vale do Ivinhema, mas também a competitividade de várias regiões do Estado”, afirma Riedel.

Viagem mais curta

Atualmente, para escoar a produção do Estado até Paranaguá, os caminhões passam por Primavera (SP), Rosana (SP) e em Maringá (PR). Entretanto, também encontram estradas em situações precárias e com registro de congestionamentos no percurso.

Para quem viaja de Mato Grosso do Sul para o Paraná, o trajeto pode ter ‘economia’ de 1h de viagem para as principais cidades paranaenses, como Maringá, Londrina e Curitiba. Atualmente, a viagem passa por Nova Andradina e Porto Primavera, na divisa com São Paulo.

A nova rota vai passar por Taquarussu, com a extensão de 30 km da MS-473 até a ponte, além de um viaduto. Já no lado paranaense haverá a restauração de 19,8 km da PR-577, incluindo a construção de um contorno em Porto São José, distrito de São Pedro do Paraná, até a BR-376.

Confira:

paraná
Nova rota MS/PR. (Divulgação, DER/PR)

Ponte sobre o Rio Paraná

O projeto consiste em construir uma ponte sobre o Rio Paraná, que deve ter aproximadamente 2 quilômetros de extensão. O prazo para conclusão será de 18 meses, a contar após a emissão da ordem de serviço.

A infraestrutura surge com um ponto de interligação entre as regiões Sul e Centro-Oeste, criando um novo corredor logístico entre os estados. MS e Paraná estão entre os maiores produtores agropecuários do Brasil.

O objetivo final é diminuir o tempo de viagem até o Porto de Paranaguá, gerando mais economia e agilidade no escoamento da produção.

Com o traçado apontado pelo EVTEA, os governos de MS e Paraná irão formalizar as próximas etapas do projeto e avançar na sua viabilização. O estudo custou R$ 3.012.788,00, provenientes de recursos da Itaipu.

Mais de uma década de tratativas

A origem da proposta remonta a 2013, quando o então prefeito de Nova Andradina, Roberto Hashioka, liderou uma articulação regional envolvendo gestores do Vale do Ivinhema, do Noroeste Paranaense e representantes da Socipar (Sociedade Civil Organizada do Noroeste do Paraná).

O objetivo era promover a integração regional, fomentar o desenvolvimento territorial e consolidar um corredor logístico estratégico para o agronegócio — ligando os polos produtivos do Centro-Oeste ao Porto de Paranaguá e ao Sul do país.

Conforme o parlamentar, a nova ligação interestadual tem potencial para estimular o turismo, ao facilitar o acesso a destinos naturais e culturais nas duas regiões, incentivando também o fluxo de visitantes, de forma a movimentar a economia local e gerar novas oportunidades no setor.

Já as tratativas sobre a nova ponte tiveram início em 2021, entre o Governo do Estado e a diretoria da Itaipu.

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