Durante a assembleia, foi aprovada por unanimidade a primeira chapa diretiva da associação, bem como seu estatuto social, consolidando juridicamente a entidade. A Rede nasce com o propósito nobre e urgente de oferecer apoio integral às pessoas em tratamento oncológico e suas famílias, promovendo acolhimento, solidariedade e conscientização.
Foi eleita a chapa “Mulheres no Combate ao Câncer”, que passa a compor a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal da entidade. A Direção Executiva é composta por Mirian Pereira de Souza Maia, como presidente; Edenice Satiko Toneli Soler, vice-presidente; Patrícia Alves Lopes Viscardi, 1ª secretária; Nathielly da Silva Costa, 2ª secretária; Camila Aparecida Soler Favaleça, 1ª tesoureira; e Josiane Gruen Helmich, 2ª tesoureira. Já o Conselho Fiscal é formado por Maria Ivone da Silva (presidente), Guisela Arlei Gruen Helmich (vice-presidente) e Suzimar Lusma dos Santos (secretária), garantindo transparência e bom funcionamento à associação.

A associação atuará tanto na assistência direta quanto na prevenção e informação, por meio de ações educativas, campanhas para diagnóstico precoce e parcerias com instituições públicas e privadas da área da saúde. Com um perfil apartidário e inclusivo, a Rede reafirma seu compromisso com a vida, sem distinção de gênero, credo, classe social ou orientação política.
Embora o nome destaque a força feminina, o trabalho é realizado por todas as pessoas que desejam contribuir para um mundo com mais saúde, dignidade e empatia. A oficialização da Rede representa um marco para Costa Rica ao fortalecer os laços comunitários e criar uma rede concreta e efetiva de apoio para quem enfrenta o câncer.
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, será parceira nessa iniciativa fundamental para amenizar os impactos da doença na população costarriquense. A união entre poder público e sociedade civil sinaliza um futuro mais solidário e atento às necessidades dos pacientes oncológicos na região.
