A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Cassilândia atendeu a uma ocorrência de maus-tratos a animais na rodovia MS-112, próximo à entrada da Trilha do Gordinho. Nesta quarta-feira (09), durante uma barreira móvel, a equipe foi acionada por denúncia anônima sobre uma carreta que havia atropelado um bovino (novilha).
No local, o motorista da carreta relatou que, no momento do atropelamento, havia cerca de cinco ou seis cabeças de gado na beira da rodovia, sob o olhar do proprietário que as guardava para pastagem. Após o acidente, o proprietário do animal utilizou uma caminhonete Chevrolet Silverado para amarrar e arrastar o animal, mesmo ele ainda estando vivo.
A guarnição da PMA encontrou o autor e a caminhonete, e entendeu que a ação configurava abuso e atos de maus-tratos, conforme o artigo 32 da Lei 9.605. O proprietário foi autuado em R$ 5.260,00 (20 UFM/animal, sendo cada UFM R$ 52,60), e responderá por crime ambiental, podendo pegar de 3 meses a 1 ano de prisão, além da multa administrativa. A Lei Estadual 5.672 de 2021, aborda os maus-tratos em todo o estado, incluindo ações diretas, indiretas, omissivas, intencionais ou por negligência que provoquem dor desnecessária ao animal. O artigo 10 desta lei também prevê a responsabilização por abandonar ou eximir-se da responsabilidade pelo cuidado de um animal sob sua guarda.
A PMA reforça que os proprietários que deixam animais à beira da estrada responderão por crime de maus-tratos caso ocorra algum acidente. A população de Cassilândia e região é orientada a redobrar a atenção nas vias e a Polícia Militar Ambiental está à disposição para denúncias e orientações no telefone (67) 98155-750.