Um homem de 24 anos foi preso em flagrante por violação de sepultura, no cemitério municipal de Alto Taquari -MT nesta terça-feira (22). Ele foi flagrado por um funcionário do local saindo de dentro do túmulo do próprio avô, falecido há cinco anos.
De acordo com o boletim de ocorrência, o caso foi registrado por volta das 6h30, quando o trabalhador chegou ao cemitério e viu o jovem saindo de uma das gavetas funerárias. Ele reconheceu o suspeito e acionou imediatamente a Polícia Militar.
Os policiais foram até o local e encontraram o homem nas proximidades da sepultura violada. Questionado, ele admitiu que passou a noite e dormiu dentro do túmulo do avô.
Durante o atendimento da ocorrência, a equipe policial entrou em contato com o pai do rapaz, que informou que o filho é usuário de drogas, já passou por quatro internações em clínicas de reabilitação e apresenta problemas neurológicos.
O suspeito foi encaminhado à delegacia de Polícia Civil, onde o caso foi registrado como violação de sepultura.
Código Penal tipifica a violação como crime.
A legislação brasileira trata a violação de sepultura como crime. O artigo 210 do Código Penal estabelece pena de reclusão de 1 a 3 anos, além de multa. A lei define “violar” como invadir ou abrir um túmulo sem autorização e “profanar” como desrespeitar ou macular a dignidade do local.