Representando com firmeza o compromisso com o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres, Chapadão do Sul participou ativamente da 1ª Conferência Regional de Políticas para as Mulheres, realizada em Três Lagoas na última sexta-feira (25), na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).
O evento reuniu representantes de seis dos onze municípios que compõem a Região do Bolsão e teve como principal objetivo fortalecer a participação feminina nos espaços de decisão e ampliar o debate sobre temas fundamentais como saúde, educação, segurança, trabalho e o combate à violência de gênero.
Chapadão do Sul teve papel de destaque na programação, com a Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres do município, a psicóloga Katiusce Nogueira, atuando como mediadora do Eixo I da Conferência, que abordou a participação política paritária e o fortalecimento da democracia. Além dela, também estiveram presentes a Secretária Adjunta de Assistência Social, Lizéia Vogler; a Secretária Executiva do Conselho da Mulher, Cássia Sanches; e a Conselheira Matilde Teresinha Meneghetti Lorenzoni.
Essa participação garantiu a Chapadão do Sul duas cadeiras como Delegadas na próxima etapa: a Conferência Estadual. Esse avanço coloca o município em posição estratégica na construção de políticas públicas voltadas às mulheres e no enfrentamento à violência de gênero, uma realidade que precisa ser enfrentada com seriedade, principalmente considerando que o Mato Grosso do Sul ocupa o triste posto de estado com maior número de feminicídios no país.
A Conferência também reforçou a importância de fortalecer a rede de proteção e acolhimento às vítimas, valorizando o trabalho integrado de instituições como a Polícia Civil, Polícia Militar, Defensoria Pública, Juizado da Comarca e as equipes dos CRAS, CREAS e demais serviços da assistência social.
Chapadão do Sul segue avançando nesse cenário, já se preparando para o Agosto Lilás, mês de combate à violência doméstica e familiar. Serão realizadas diversas ações de conscientização e mobilização para fortalecer o enfrentamento a essa problemática e garantir proteção e dignidade para todas as mulheres sul-chapadenses.