A Polícia Rodoviária Federal apreendeu 103 kg de ouro em uma abordagem a uma caminhonete nesta segunda-feira (4), em Boa Vista. Dividido em barras, o minério foi avaliado em R$ 61 milhões pela cotação atual do Banco Central. O motorista do carro, Bruno Mendes de Jesus, de 30 anos, foi preso.
A apreensão do ouro foi a maior registrada no país pela PRF, informou a corporação em Brasília.
Bruno Mendes é empresário em Rondônia e dirigia a caminhonete quando foi parado pela PRF na altura da ponte dos Macuxis, na BR-401, por volta de meio-dia. No veículo também estavam a esposa e o filho do casal, um bebê de 9 meses.
Agentes suspeitaram de inconsistências na documentação apresentada por Bruno e decidiram fazer uma busca mais detalhada. Foi então que localizaram as barras de ouro escondidas parte no painel e em outros compartimentos do carro. Ele trabalha com construção civil e “grandes obras”, segundo a PRF.
“Fizemos a abordagem e, ao verificar o interior do carro, percebemos sinais de que algumas partes haviam sido mexidas. Isso nos levou a aprofundar a inspeção. Esses veículos geralmente fazem parte de rotas já mapeadas, mas a PRF está sempre patrulhando e utilizando técnicas policiais para identificar comportamentos suspeitos. Foi o caso dessa abordagem”, explicou o agente da PRF, Rodrigo Magno.
A segunda maior apreensão de ouro em Roraima foi de 21 kg em junho de 2024. À época, duas pessoas foram presas. Elas estavam com 33 barras ilegais.
“A gente sabe que em Roraima é a maior apreensão. Apesar de ter várias ocorrências com ouro em garimpo, essa é a maior apreensão de ouro até agora”, informou Rodolfo Magno.
A defesa de Bruno informou em nota que ele é um “trabalhador que, como milhares de brasileiros, atua em atividades relacionadas ao setor mineral, que embora possam se desenvolver em áreas de tensão regulatória, são, para muitos, meio de subsistência e única alternativa de sobrevivência.”
“O Sr. Bruno se colocou à disposição da Justiça e enfrentará as acusações com serenidade, acreditando nos princípios constitucionais do devido processo legal e da presunção de inocência, aguardando que sua conduta seja analisada com a ponderação e equilíbrio necessários, sem pré-julgamentos”, destacou a nota assinada pelo advogado Smiller Carvalho, de Roraima (leia aqui mais sobre o posicionamento).
O minério apreendido foi encaminhado à sede da Polícia Federal para investigação. A caminhonete, uma Hilux ano 2024, não estava registrada em nome do motorista preso. A PRF não divulgou a quem pertence o veículo.
A suspeita é de que o carro com o ouro saiu de Rondônia, segundo informou a Casa de Governo, órgão do governo federal que atua no combate ao garimpo ilegal em terras indígenas em Roraima. Também há a de que o ouro seria levado para a Venezuela ou para a Guiana, países que fazem fronteira com o estado.
Inicialmente, a PRF divulgou que havia sido apreendidos 104 kg de ouro. No entanto, ao chegar à Polícia Federal, a quantidade foi pesada e deu um valor menor. Segundo a PRF, a diferença no peso ocorreu porque, na primeira medição, o ouro ainda estava embalado em papel.