O beato Carlo Acutis, conhecido como “padroeiro da internet” e “santo millennial”, será canonizado pelo Papa Leão XIV no próximo domingo, 7, no Vaticano. A confirmação da data havia acontecido no dia 13 de junho pelo papa Leão XIV, durante reunião no Consistório Ordinário Público, no Vaticano.
A data havia sido marcada inicialmente para 27 de abril, mas precisou ser adiada em razão da morte do papa Francisco, ocorrida no dia 21 de abril, logo após a Páscoa.
Carlo Acutis nasceu em 1991, em Londres, e morreu em 2006, aos 15 anos, em Monza, na Itália, vítima de uma leucemia fulminante. Desde a adolescência, destacou-se por sua fé e por usar suas habilidades em informática para evangelizar, inclusive criando uma exposição sobre milagres eucarísticos. Foi beatificado em 2020, após o reconhecimento do primeiro milagre atribuído à sua intercessão.
Milagre em Campo Grande
Esse primeiro milagre aconteceu em Mato Grosso do Sul, na Igreja Nossa Senhora Aparecida, em Campo Grande, em 2013. Na época, um menino brasileiro de 3 anos, diagnosticado com grave condição no pâncreas, foi curado de maneira inexplicável após encostar espontaneamente em uma relíquia de Carlo Acutis durante uma celebração. Exames posteriores comprovaram que ele estava livre da doença.
O caso foi reconhecido oficialmente pelo Vaticano e abriu caminho para a beatificação de Acutis.
O segundo milagre
O milagre que levou à canonização do jovem foi registrado em 2022, na Itália. Uma estudante costa-riquenha de 21 anos, gravemente ferida em um acidente de bicicleta, recuperou a saúde após sua mãe rezar junto ao túmulo do beato, em Assis. Contra todos os prognósticos médicos, a jovem voltou a falar, andar e, dois meses depois, fez pessoalmente uma peregrinação de agradecimento ao local.
O “santo da era digital”
Com esses dois milagres reconhecidos, Carlo Acutis será proclamado santo em cerimônia no Vaticano. Para a Igreja Católica, ele se torna um modelo de fé para os jovens, sendo lembrado como alguém que colocou Deus em primeiro lugar e soube servir aos mais necessitados por meio da vida simples e da tecnologia.