A Câmara Municipal de Paraíso das Águas marcou presença na 5ª Conferência Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, realizada em Campo Grande. A vereadora Inês Londero e o presidente da Casa, Marquinhos do Pouso Alto, participaram do encontro que reuniu autoridades estaduais, representantes da sociedade civil e movimentos de mulheres.
Durante a conferência, os parlamentares de Paraíso das Águas aproveitaram a presença de lideranças nacionais para entregar convites da Sessão Solene de implantação da Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal. Entre as personalidades convidadas está a ex-ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e a deputada estadual Mara Caseiro.
Em suas redes sociais, a vereadora Inês destacou a importância da agenda. “Reafirmamos nosso compromisso em fortalecer a voz feminina e ampliar espaços de representatividade. Tivemos a alegria de entregar os convites da Sessão Solene de implantação da Procuradoria da Mulher em Paraíso das Águas, um passo histórico para garantir mais proteção, acolhimento e oportunidades às mulheres do nosso município. Quando unimos forças, transformamos realidades!”, afirmou.
A criação da Procuradoria da Mulher na Câmara foi possível por meio de um Projeto de Resolução da mesa diretora. O espaço vai funcionar como uma rede de apoio no município, oferecendo acolhimento, escuta e orientação às mulheres de Paraíso das Águas.
A Conferência
O evento, realizado no auditório da Faculdade Insted, teve como tema “Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas”. Organizada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, vinculado à Secretaria de Estado da Cidadania, a conferência foi aberta com apresentações culturais e homenagens a mulheres que se destacaram na consolidação das políticas públicas no Estado.
Entre as autoridades presentes estavam o governador Eduardo Riedel, o vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha), a secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza, e representantes do Ministério das Mulheres. Durante os discursos, foram reforçados compromissos com o enfrentamento à violência contra a mulher, a ampliação da representatividade feminina e a construção de uma agenda coletiva em defesa da igualdade de gênero.
A programação da conferência seguiu até sexta-feira (29), com painéis e grupos de trabalho que discutiram temas como democracia e participação política, autonomia econômica, enfrentamento à violência, educação não sexista, saúde integral e sustentabilidade. Ao fim, foram eleitas as delegadas que representarão Mato Grosso do Sul na etapa nacional, em Brasília, em setembro.
Fonte: MS Todo Dia
Fotos: Redes Sociais/Inês Londero