O município de Chapadão do Sul fez história neste 7 de Setembro ao resgatar, após décadas, o tradicional desfile cívico em celebração à Independência do Brasil. Organizado pela Secretaria Municipal de Educação e pela Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, o evento fortaleceu o sentimento patriótico e buscou resgatar valores cívicos entre as novas gerações.
O secretário de Educação, Gustavo Maluf, destacou a importância da iniciativa para reacender a consciência cívica em crianças e jovens.
— O objetivo do poder público é promover o resgate de valores cívicos que, em grande parte, foram esquecidos. Queremos realizar um trabalho pedagógico que ensine o verdadeiro significado de nossa Pátria e de nossos símbolos, como a Bandeira e o Hino Nacional — afirmou.
Acesse o link abaixo e veja o desfile
Ele lembrou que, atualmente, muitos jovens sequer conhecem a letra do Hino Nacional, o que reforça a necessidade de ações voltadas ao fortalecimento do patriotismo.
O prefeito municipal, Walter Schlatter, também ressaltou a relevância histórica do momento:
— Este é um resgate do civismo em Chapadão do Sul. Com a aprovação do projeto de lei do vereador Raul, torna-se obrigatória, a partir de agora, a execução do Hino Nacional e o hasteamento das bandeiras em todas as escolas do município. Isso é algo que jamais poderíamos abrir mão. Chapadão do Sul é uma cidade de patriotas, e este ato é uma demonstração de amor à nossa pátria — destacou.
clique nesse linke e assista entrevista com o prefeito desfile no face do site
A Banda Municipal foi responsável pela execução dos hinos Nacional, da Bandeira e do Município. Na sequência, desfilou pela avenida acompanhada dos pelotões das escolas municipais, estaduais, particulares, além de entidades, CTG, Motoclube e outras instituições que marcaram presença no evento.
Paralelo ao 07 de setembro foi realizado o II encontro de carro antigos na cidade