A cidade de Chapadão do Sul, em junho deste ano, passou a contar com um dos programas de voluntariado social mais importantes do mundo, a Enactus. Organizada em rede, a Enactus oferece aos estudantes universitários a oportunidade de fazer diferença significativa nas comunidades, e ao mesmo tempo, que se desenvolvam em nível acadêmico, profissional e pessoal.
Criada em 1975, nos Estados Unidos, inicialmente com o nome de SIFE (Students in Free Enterpise), e rebatizada com o nome atual em 2012, a organização internacional sem fins lucrativos tem se dedicado a inspirar jovens universitários a transformar vidas por meio de ações empreendedoras voluntárias com viés social, econômico e ambiental.
Um dos principais papéis da Enactus é conectar o mundo corporativo e acadêmico, criando um ambiente para que a energia e a criatividade dos universitários tragam respostas às questões sociais de onde vivem por meio de negócios sustentáveis.
No Brasil, a organização está presente desde 1998, sendo um dos 33 países que operam o programa ao redor do mundo. Em Chapadão do Sul a rede chegou como um dos projetos de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com o propósito de unir forças com entidades parceiras para gerar um impacto social positivo na cidade.
Ao longo dos anos, inspirados pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), o programa já consolidou em torno 180 projetos desenvolvidos por mais de três mil estudantes universitários conectados à rede Enactus pelo país. Dentre eles podemos citar como exemplos; o VerBem, Toti, Amitis e Amana Katu na área de negócios, o Projeto Q, a Bio+, Kairós, Anamã e Trilhos, dentre outros.
O Time que faz parte da Enactus em Chapadão do Sul
Assim como a estrutura de uma empresa, o Time Enactus é organizado em diretorias e líderes.
Para o líder de Gestão de Pessoas do time Kevin Lorini (estudante de Administração), as atividades sob sua liderança estão sendo importantes para o processo de consolidação do time. “Como gestor de pessoas, trabalho para engajar os integrantes, alinhar as funções conforme suas habilidades e apoiar os líderes de cada grupo”, finalizou.
Já a líder geral do Time Enactus no munícipio, Dienny Luiza (estudante de Adminsitração), conta que em seus primeiros meses o time já cumpriu diversas etapas importantes para a formação empreendedora. “A trilha de formação do Enactus; a formalização do nosso time com a UFMS CPCS; a organização e formalização perante a Enactus Brasil e o levantamento das demandas sociais da cidade, passos importantes para que o nosso projeto possa crescer”, ressaltou.
Todo time Enactus conta com um professor conselheiro. A professora conselheira do time de Chapadão do Sul, Dra. Narle Teixeira, destacou que o trabalho coletivo organizado pelo time é o mais importante. “Um dos principais objetivos do time é se compreender nessa articulação coletiva, trabalhar em equipe”, afirmou. A professora ainda ressalta que “Conhecer os potenciais um dos outros a partir desta união torna o trabalho feito por muitas mãos algo de impacto realmente positivo”, explicou.
Mais 12 acadêmicos voluntários fazem parte do Time Enactus em Chapadão do Sul:
· Vice-Líder: Fracielle Souza;
• Gestão de Projetos e Eventos: Nelson Freitas, Yhorrana Emanuelle, Brenda Santos, Carlos Antonio, e Francielle Souza como líder;
• Gestão Administrativa e Finanças: Nayara Teixeira, Maria Karla, Loraine Magalhães, Thiago Allan, e Mirian Oliveira como líder;
• Gestão de Comunicação e Marketing: Silvana Perego, Victor Altran, Kellen Vitória e Leonardo Luiz como líder.
Além de Chapadão do Sul, Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba e Três Lagoas, são outras cidades do estado que também contam com a presença do time Enactus, por meio da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).
A Participação do Time em Projetos Sociais e Eventos
Para o primeiro ciclo de atuação do time, agosto de 2025 a junho de 2026, foram modelados dois projetos de impacto social: Desenhando o Futuro, com foco no projeto de vida para adolescentes e Mulheres Empreendedoras, formação de negócio para mulheres. Atualmente o time está em articulação de uma parceria com a Secretaria de Assistência Social (SMAS), em busca de implementar as trilhas de formação que foram criadas.
Como um projeto totalmente voluntário, o time precisa buscar auto sustentabilidade financeira, por isso realiza e participa de eventos para arrecadação de recursos. Recentemente o time marcou presença na Semana Nordestina, que neste ano foi realizado juntamente com a Festa Junina da UFMS, nos dias 29 e 30 de agosto na Feira Municipal.
Um dos eventos que é organizado pela Enactus Brasil é o Evento Nacional Enactus Brasil (ENEB), que todos os anos reúne universitários, líderes acadêmicos e executivos para interagirem e trocarem experiências durante 4 dias. No evento ocorrem rodas de conversa, palestras, exposições científicas e competições. No ano de 2025 o ENEB foi realizado em Belém do Pará e em 2026 será sediado em Campo Grande, na capital do estado.
Para quiser saber mais sobre o projeto Enactus no Brasil e no mundo acesse o site: (www.enactus.org.br). E para conhecer e apoiar o time em Chapadão do Sul, acesse: (@cpcsenactusufms)