o 1º secretário da Câmara Jovenaldo Francisco dos Santos, o Juvenal da Farmácia, apresentou duas indicações reforçando o compromisso da Câmara com mobilidade urbana sustentável e saúde de qualidade.
A indicação nº 277/2025, de autoria do Juvenal da Farmácia e Professora Evair Gomes Nogueira, foi direcionada ao diretor do DEMUTRAN, solicitando que, em razão da Semana Nacional de Trânsito, seja realizado um trabalho específico de conscientização sobre o uso de bicicletas elétricas no município, além de um estudo para a implementação de políticas públicas voltadas a essa modalidade de transporte.
A proposta visa aproveitar a semana de conscientização para desenvolver ações educativas nas escolas e junto às famílias, considerando que crianças, adolescentes e idosos já utilizam bicicletas elétricas.
O objetivo é orientar a população sobre segurança, legislação e uso responsável, enquanto se incentivam medidas como a implantação de ciclovias e ciclofaixas adaptadas, campanhas educativas permanentes e a criação de normas específicas, em conformidade com a legislação federal e estadual”, explicou Juvenal.
Segundo os vereadores, regular o uso das bicicletas elétricas garante segurança aos usuários, melhora a qualidade de vida da população e prepara Costa Rica para um futuro mais sustentável e inovador, consolidando o município como referência em mobilidade urbana e sustentabilidade.
“Regular o uso da bicicleta elétrica é garantir segurança para os usuários, qualidade de vida para a população e preparar Costa Rica para um futuro mais sustentável e inovador”, destacou Evair.
Retomada do Programa MS Saúde
Já a indicação nº 282/2025 foi encaminhada ao governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Eduardo Corrêa Riedel, e ao secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões. O pedido é pela retomada do Programa MS Saúde – “Mais Saúde, Menos Fila”, que segundo o vereador trouxe grandes benefícios à população sul-mato-grossense, especialmente em Costa Rica.
A justificativa ressalta que o acesso à saúde é um direito fundamental e que muitos cidadãos enfrentam filas e esperas prolongadas para consultas, exames e procedimentos pelo SUS. A retomada do programa representaria esperança para milhares de famílias, com atendimento mais ágil, humanizado e digno.
Juvenal da Farmácia reforçou que garantir saúde de qualidade e acessível a todos é assegurar “dignidade, segurança e futuro ao povo sul-mato-grossense”.
Informações:
Cassiane Mews – Assessora de Imprensa