Ciclista foi flagrado “pegando vácuo” atrás de um caminhão, na MS-157, nesta quinta-feira (2). Conforme o registro, o homem seguia de Maracaju com destino a Campo Grande.
A estratégia utilizada pelo ciclista faz com que ele economize energia e melhore a performance, mas o coloca em risco, visto a velocidade de tráfego da pista.
No vídeo, enviado ao Campo Grande News, é possível ver que os condutores se aproximam de uma curva em uma rodovia que possui certa inclinação, dificultando a pedalada. A prática utilizada pelo ciclista não é considerada ilegal, já que o trecho em que ele está pedalando não possui acostamento.
O homem que fez o registro critica a situação. “Ô, ideia de jerico, hein. […] Nós estamos aqui a 80 km/h e o cara na rabeira, só no vácuo de um nove eixos. Aí, depois, o cara desequilibra, vai parar debaixo de um carro ou de uma carreta e, aí, pronto. É pura bucha”, diz.
Apesar de perigosa, a prática de se posicionar atrás de veículos maiores para aproveitar a corrente de ar não é considerada ilegal pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro). O que a legislação determina é que bicicletas devem trafegar pelo acostamento, quando houver, ou, na ausência dele, no bordo da pista.
No entanto, ao se manter colado na traseira de um caminhão, o ciclista se expõe a riscos extremos, já que reduz drasticamente seu tempo de reação em caso de freada ou manobra brusca do veículo da frente.