spot_img
InícioSaúdeQuatro pessoas são internadas em estado grave após comerem...

Quatro pessoas são internadas em estado grave após comerem ‘falsa couve’ em MG

Quatro pessoas foram internadas em estado grave, em Patrocínio, no Alto Paranaíba, após ingerirem a Nicotiana glauca, uma planta tóxica conhecida como “falsa couve”. O caso foi registrado na quarta-feira (8), e a intoxicação ocorreu enquanto familiares e amigos estavam em uma confraternização em uma chácara na zona rural. Uma mulher de 37 anos, em estado mais grave, sofreu parada cardiorrespiratória durante o atendimento médico.

Uma criança de 2 anos também foi internada. Ela não ingeriu a planta, mas permanecerá em observação.

A secretária de Saúde de Patrocínio afirmou que a pasta acompanha o caso.

“Nossa equipe da Vigilância Sanitária atuou imediatamente assim que deram entrada na UPA e na Santa Casa, para que pudéssemos ofertar um cuidado de forma rápida. Infelizmente, eles ainda estão em estado grave”, disse a secretária de Saúde de Patrocínio, Luciana Rocha.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a família se mudou recentemente para a chácara e acreditava que a planta era um pé de couve devido à semelhança com o vegetal. Os moradores da casa prepararam a planta refogada e serviram no almoço para amigos.

  • 🔍 A Nicotiana glauca, conhecida como charuteira ou tabaco-arbóreo, é uma planta extremamente tóxica. A ingestão pode causar intoxicações graves e até mortes em humanos e animais. Por isso, não deve ser consumida em nenhuma hipótese. Segundo artigo publicado na revista científica PubMed Central, a ingestão de folhas ou extratos da planta pode causar intoxicação aguda devido à anabasina, um alcaloide semelhante à nicotina. Os sintomas surgem rapidamente entre 15 e 30 minutos e incluem vômitos, paralisia muscular e parada respiratória.

As quatro pessoas passaram mal assim que comeram a planta. Segundos os bombeiros, eles sentiram mal-estar, dormência na perna, falta de força muscular, dificuldade de respirar e visão prejudicada.

A mulher que sofreu a parada cardiorrespiratória teve o quadro dela revertido pelos militares, sendo levada para o Pronto Socorro Municipal.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi acionado para apoio no atendimento. Após a chegada da equipe, três homens, de 49, 60 e 67 anos, também entraram em parada cardiorrespiratória.

Um deles foi encaminhado para o Pronto Socorro e os outros dois para a Santa Casa. Eles também tiveram o quadro de parada revertido, mas estão internados em estado grave.

O g1 procurou a Polícia Civil para saber se o caso será investigado e aguarda retorno.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img