A Secretária de Administração e Finanças da Prefeitura de Cassilândia, Bruna Fernandes, divulgou nesta sexta-feira, 10 de outubro, o projeto “E-lixo Zero Cassilândia”, uma iniciativa pessoal vinculada ao programa Renova BR. O projeto faz parte da formação de políticas públicas do Renova BR, onde cada aluno precisa criar uma política para seu município.
Objetivo e data da coleta: o principal evento de coleta será no dia 25 de outubro, sábado, das 7h ao meio-dia, na Praça São José, na concha acústica. A meta é arrecadar uma tonelada de lixo eletrônico. Uma equipe de filmagem do Renova BR virá para documentar o trabalho.
O que pode ser descartado: todo tipo de aparelho eletrônico que vai na tomada pode ser entregue. Isso inclui:
- Celular, carregador, fios e cabos eletrônicos.
- Televisão (de tubo, nova ou antiga de fita de vídeo), vídeo-cassete, porta DVD.
- Liquidificador, batedeira, ventilador, cafeteira, micro-ondas.
- Computador, tablet e esteira ergométrica.
O que não pode ser descartado: A empresa recicle, de campo grande, que fará o descarte correto, não recebe:
- Lâmpada
- Toner (pode levar a impressora com o toner dentro, mas não toners soltos)
- Pilhas: Pilhas serão aceitas no evento e encaminhadas à secretaria de meio ambiente, que possui um programa chamado tecnolixo. A coleta de pilhas (acima de 200 kg) e o descarte correto geram pontos para o município no ICMS ecológico.
Iniciativa municipal: Bruna solicitou que os servidores verifiquem nas secretarias aparelhos eletrônicos sem uso e consultem o setor de patrimônio para o descarte ser feito separadamente, garantindo um certificado próprio para o município, visando o aumento do ICMS Ecológico.
Outros pontos de coleta e doações: para quem não puder ir no dia 25 de outubro, caixas de coleta serão disponibilizadas em outros locais, incluindo a Rádio Patriarca (para os bairros Izanópolis e Moreninhas) e na Praça São José. A campanha está buscando voluntários, incluindo a Casa da Amizade para auxiliar nas escolas, e recursos financeiros para confecção de camisetas e panfletos. Empresas podem doar brindes para sorteio no dia da coleta.