A Prefeitura de Chapadão do Sul, por meio da Secretaria de Assistência Social, alerta a população sobre um novo golpe que está sendo aplicado através de aplicativos de mensagens, envolvendo o Bolsa Família e os serviços do CRAS.
Diversos usuários relataram ter recebido mensagens de números com DDD 011 (São Paulo) informando que “o sistema identificou uma inadimplência no cadastro do CRAS” e que “essa pendência estaria impedindo a manutenção do Bolsa Família”, solicitando que o usuário acesse um link para regularizar a situação.
Ao clicar, o cidadão é direcionado para uma página falsa que simula o aplicativo Caixa Tem, onde aparece um QR Code e um código PIX no valor de R$ 39,78, com a falsa informação de que o benefício será cancelado caso o pagamento não seja feito em até 10 minutos.
Esse tipo de mensagem é fraudulenta! O Programa Bolsa Família não exige pagamento de nenhuma taxa para manter o cadastro ativo. Exige apenas a atualização dos dados cadastrais que deve ser realizada gratuitamente nos CRAS de referência dos beneficiários, uma vez por ano ou sempre que houver mudança de endereço ou contato telefônico.
O que fazer se receber uma mensagem assim:
- Não clique em links ou QR Codes desconhecidos.
- Não envie dinheiro nem compartilhe informações pessoais.
- Bloqueie o número imediatamente.
- Denuncie usando a função “Denunciar e Bloquear” no próprio aplicativo.
Em caso de dúvidas, procure o CRAS mais próximo ou entre em contato com a Secretaria Municipal de Assistência Social.
Proteja-se! Informação é o melhor caminho contra golpes.