A próxima edição da Série A do Campeonato Sul-Mato-Grossense, em 2026, promete reunir o peso da tradição e o frescor de novos clubes. Serão seis campeões estaduais e dois estreantes.
O Campeonato Sul-Mato-Grossense de 2026 contará com seis clubes campeões estaduais e dois estreantes na primeira divisão. O Operário, maior vencedor da história com 14 títulos e atual bicampeão, lidera o grupo de tradicionais ao lado de Águia Negra, Costa Rica, Corumbaense, Ivinhema e Naviraiense. Os novatos serão definidos na atual Série B, onde Bataguassu e Aquidauana lideram com 20 pontos cada. A decisão do título e do acesso acontecerá na última rodada, com o Bataguassu em vantagem no saldo de gols. O campeonato seguirá formato de pontos corridos com fase eliminatória.
O Operário Futebol Clube, atual bicampeão (2024 e 2025) e maior vencedor da história com 14 títulos, defende a hegemonia no futebol do Estado. Também estarão na disputa Águia Negra (4 títulos), Costa Rica e Corumbaense (2 cada), além de Ivinhema e Naviraiense, com uma conquista cada.
A novidade deve vir da Série B, onde Associação Atlética Bataguassu e Clube Recreativo Aquidauana lideram com 20 pontos e disputam ponto a ponto o troféu e o acesso. No domingo, o Aquidauana venceu o Bataguassu por 2 a 1, equilibrando a briga, mas o time de Bataguassu segue à frente no saldo de gols (8 a 7).
A 10ª rodada, no próximo sábado (1º), definirá o campeão: Bataguassu recebe o Taveirópolis; Aquidauana enfrenta o Maracaju; e o São Gabriel joga contra o Comercial.
Série A de 2026 terá seis clubes campeões e dois estreantes
Classificação atualizada da Série B de 2025 (Arte: FFMS)
Regulamento – O Campeonato Estadual terá o seguinte formato: os dez participantes jogam entre si em turno único. Após nove rodadas, os dois melhores colocados vão direto para a fase semifinal. Os classificados entre 3º e 6º lugares disputarão a repescagem, de onde sairão mais duas vagas. Os dois últimos colocados serão rebaixados para a segundona do ano seguinte…
Campograndenews










