Na última quarta-feira, dia 12, no Barzinho Oriental, Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul, por meio da SEDEMA, AGIPE e Sala do Empreendor realizaram o 5º Happy Hour de Negócios, com apoio do SEBRAE, ACE, INOVADÃO, focados na “economia verde”. O encontro no ambiente leve de networking reuniu empresários locais e trouxe reflexões importantes sobre como incorporar práticas sustentáveis ao dia-a-dia dos negócios.
No início do evento o prefeito Walter Schlatter, falou sobre a importância de uma economia que respeite o meio ambiente, e destacou o compromisso da gestão com práticas que promovem desenvolvimento aliado à preservação.
Em seguida, a presidente da Associação Comercial e Empresarial de Chapadão do Sul, Greici Kelli, compartilhou ao apoio da ACE e a importância da sustentabilidade como guia das decisões empresariais. Ela ressaltou que, no comércio local, grandes ou pequenos negócios, o cuidado com recursos, com a comunidade e com o meio ambiente pode se converter também em valor agregado.
Na sequência, Denise Botega, CEO da BreakSoft Soluções em T.I., trouxe ao palco sua visão de como uma empresa de tecnologia e serviços de valor pode, sim, adotar práticas sustentáveis. Denise explicou que mesmo no setor de TI, onde se trabalha mais com intangíveis, é possível ter impacto positivo seja via gestão de resíduos, eficiência energética, ou escolhas conscientes de fornecedores e parcerias.

Logo depois, Adão Hoffmann, diretor-executivo da Ampasul (Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Algodão), apresentou um programa piloto de rastreabilidade do algodão. Ele explicou que, por meio de etiquetas com QR code nas roupas, o consumidor poderá conhecer desde a origem da fibra quem é o agricultor que produziu o algodão até o momento em que a peça chega à sua casa. A iniciativa reforça transparência e responsabilidade em toda a cadeia produtiva.
Para encerrar com chave de ouro, a empreendedora e palestrante do evento Zanir Furtado, cuja marca de bolsas de luxo produzida no Pantanal, falou sobre sua trajetória, o impacto social-ambiental da empresa e como seus produtos aliam design com sustentabilidade. A cada bolsa vendida, uma árvore nativa é plantada, reforçando o compromisso com a natureza e com a comunidade da região. Além disso, Zanir, em sua generosidade fez a doação de uma de suas bolsas de luxo, ao leilão beneficente em apoio ao Hospital de Amo, como gesto de solidariedade e apoio à causa.
O encontro promoveu não apenas trocas de ideias, mas mostrou que a sustentabilidade pode e deve estar em todos os setores: comércio, serviços, agro, moda. Foi uma noite de inspiração para que os empresários de Chapadão do Sul pensem seus negócios com propósito.










