A prefeitura de Chapadão do Sul através da Secretária Municipal de Financias e Planejamento, publicou no diário oficial desta segunda-feira 17, o DECRETO Nº 5.015 que atualiza a Unidade Fiscal do Município – UFM para o ano fiscal de 2026.
De acordo com o decreto, a Unidade Fiscal do Município – UFM passa a vigorar com o valor de R$ 4,87 (quatro reais e oitenta e sete centavos).
O valor foi definido levando em Considerando a inflação acumulada nos últimos 12 (doze) meses medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, no percentual de 4,49%.
O índice referido no decreto corrigirá também os tributos e tarifas municipais e sua respectiva base de cálculo para o exercício de 2026.
Unidade Fiscal do Município, um índice usado pelas prefeituras para atualizar monetariamente tributos, multas e outras taxas municipais. O valor da UFM é corrigido anualmente, geralmente com base em índices de inflação como o IGP-M, para refletir a inflação e manter o poder de compra da moeda ao longo do tempo. Ela serve como uma unidade de referência para o cálculo de valores, como, por exemplo, taxas de serviços públicos e multas por infrações. (AI do Google).










