Uma cena inusitada foi registrada por uma câmera de monitoramento em Iraí de Minas, no Alto Paranaíba, na segunda-feira (17). Nas imagens, o condutor de um pulverizador agrícola aparentemente perde o controle do maquinário e acaba subindo sobre um carro que estava parado no cruzamento entre duas ruas. Ninguém se feriu.
O veículo agrícola, que pode chegar a quase 4 metros de altura, chama atenção pelo tamanho. Ele é projetado para atravessar lavouras sem dificuldade.
O tenente da Polícia Militar (PM), Adriano Benício, informou ao g1 que não houve feridos e nenhuma ocorrência foi registrada.
“Os condutores não tiveram nenhum ferimento e os veículos não tiveram danos graves. Como ambos também estavam devidamente regulares, as partes entraram em um acordo no local”, disse o policial.
Ponto a ponto do vídeo
- A acidente de trânsito aconteceu por volta das 11h19;
- No vídeo, o maquinário seguia por uma rua quando tentou fazer uma curva;
- Nesse momento, o condutor aparentemente perdeu o controle da direção e foi parar em cima do carro que estava parado no cruzamento.
Maquinários agrícolas podem circular em vias urbanas com restrição
Os pulverizadores autopropelidos, como o que aparece na cena, possuem motor próprio, cabine elevada e rodas gigantes, projetadas para atravessar a lavoura sem danificar a plantação. Esses equipamentos são usados para aplicar defensivos e fertilizantes com precisão, cobrindo grandes áreas em pouco tempo, sendo verdadeiros “supercaminhões” do campo.
Conforme a Resolução nº 1.017 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), veículos agrícolas podem circular em vias públicas sem autorização especial desde que tenham largura máxima de 3,20 metros, não invadam a pista contrária, realizem o deslocamento apenas entre o amanhecer e o pôr do sol e limitem o percurso a até 40 quilômetros em vias pavimentadas.
Até a última atualização da reportagem, não havia confirmação se o pulverizador envolvido no acidente em Iraí de Minas atendia a esses requisitos.










