A vice-prefeita e Secretária de Esporte, Turismo e Cultura de Cassilândia, Sumara Leal, durante entrevista ao Programa Rotativa no Ar, nesta segunda-feira (1º), para fazer um apelo à população sobre os atos de vandalismo que já estão sendo registrados na decoração de natal, que ainda será inaugurada nesta sexta-feira (05).
A inauguração oficial está marcada para as 18 horas, na Praça São José. A vice-prefeita ressaltou que a Prefeitura está preparando a decoração com muito carinho, investindo dinheiro público em um projeto que inclui uma árvore-de-natal musical e toda em LED, descrita como inovadora e diferente, raramente vista na região ou no Brasil.
No entanto, mesmo antes da inauguração, já estão ocorrendo incidentes de vandalismo. A vice-prefeita confirmou que fios estavam sendo cortados, e a maneira como os cortes foram feitos sugere um possível boicote, pois a pessoa demonstrou saber exatamente onde cortar.
Diante do cenário, a Prefeitura teve que aumentar a segurança. Além dos vigias noturnos escalados para a praça, foi necessário contratar seguranças privados para monitorar a decoração a partir de ontem. A vice-prefeita afirmou que a segurança estará presente todos os dias.
Sumara fez um apelo urgente para a população ter consciência, pois a decoração é um bem público e foi feita para ser contemplada e para as pessoas poderem tirar fotos. Ela também alertou sobre o perigo de crianças sofrerem choque devido à natureza elétrica da decoração. A decoração não pode ser tocada, e as crianças não podem pegar nos enfeites. A vice-prefeita observou que muitos pais não estão cuidando dos filhos, e há relatos de crianças jogando bola e batendo na decoração, o que já está causando estragos antes mesmo da inauguração.
Por fim, a Sumara anunciou uma medida drástica para proteger o principal item da decoração: “nós tivemos uma decisão de colocar uma cerca ao redor da árvore”. A cerca, que será feita de ferro, visa impedir que as pessoas se aproximem e a toquem, visto que, pelo pouco tempo que ela permaneceu na praça, observou que todos — incluindo crianças — chegam e relam ou colocam a mão na estrutura. A árvore, por ser musical, também possui uma caixa de som com cadeado. O objetivo é manter a decoração intacta até o dia 6 de janeiro, quando as luzes serão desligadas.
A vice-prefeita reforçou o convite para a inauguração e a série de atrações que serão divulgadas ao longo da semana, mas pediu a colaboração de todos para cuidar do patrimônio.










