spot_img
InícioChapadão do SulChapadão do Sul terá o primeiro Centro Dia da...

Chapadão do Sul terá o primeiro Centro Dia da Pessoa Idosa do estado

Nesta segunda-feira, dia 8, Chapadão do Sul recebeu a Secretária Estadual de Saúde e Assistência Social, Patrícia Cozzolino, e o Deputado Estadual Renato Câmara, para uma agenda voltada ao fortalecimento das políticas públicas de atenção à terceira idade. A visita marcou o início oficial do projeto-piloto Centro Dia do Idoso, uma iniciativa inovadora no estado, construída por meio de uma parceria público-privada.

O centro atualmente conhecido como Gileade, com cerca de mil metros quadrados, será reformado e transformado no Centro Dia para Idoso, espaço que oferecerá atendimento especializado, atividades de convivência, acompanhamento multiprofissional e suporte humanizado aos idosos do município. A previsão é de que a obra seja concluída em aproximadamente três meses após o início das reformas.

Foto: Caroline Torres

Durante a visita, as autoridades estaduais conheceram a planta arquitetônica e os detalhes do projeto, apresentados pelo Grupo Schlatter, responsável pela execução da reforma. A proposta inclui a modernização do prédio, adequação dos espaços para garantir maior conforto, segurança e acessibilidade.

Foto: Caroline Torres

O Centro Dia é um serviço público e gratuito de assistência social destinado a pessoas idosas e pessoas com deficiência que necessitam de apoio no cuidado diário. Funciona como um espaço de atenção, convivência e acompanhamento, ajudando a prevenir o isolamento social, fortalecer vínculos e oferecer suporte às famílias e cuidadores. O modelo funciona como uma espécie de “creche” especializada para adultos e idosos dependentes, com atividades, acompanhamento profissional e ambiente seguro.

A secretária Patrícia destacou a importância do modelo pioneiro: “Chapadão do Sul está dando um passo à frente ao investir em cuidado estruturado para a terceira idade, continuando convivendo com seus familiares e não precisem ir para uma instituição de longa permanência. Este será um projeto referência para todo o Mato Grosso do Sul.”

O deputado estadual Renato Câmara também ressaltou o impacto social da iniciativa: “Investir nos nossos idosos é investir em dignidade e qualidade de vida, como os esportes adaptados, e tantas outras atividades que eles participam a nível estadual e nacional. Chapadão do Sul está mostrando como políticas públicas e iniciativas privadas podem caminhar juntas, e logo que recebi essa proposta do prefeito prontamente atendemos o pedido e esperamos que a ideia seja expandida a outras cidades do estado.”

Após a passagem pela instituição Gileade, a comitiva seguiu para o Conviver, onde puderam conhecer o funcionamento dos serviços já ofertados no município. As autoridades também assistiram a uma apresentação cultural realizada pelos participantes, reforçando a importância dos espaços de convivência para o bem-estar emocional e social da terceira idade.

Com a implantação do Centro dia para Idoso, Chapadão do Sul se consolida como um dos municípios mais avançados do estado na criação de políticas contínuas de cuidado, acolhimento e valorização da população idosa.

Foto Noticia Principal Grande
Foto: Assecom PMCS

O prefeito Walter Schlatter agradeceu a presença das autoridades estaduais e destacou a relevância do projeto para Chapadão do Sul. Ele afirmou que a implantação do Centro Dia representa mais um avanço significativo para o município, prezando sempre a valorização da população e construir soluções que melhorem a qualidade de vida de quem mais precisa.

A visita encerrou no Centro de Convivência do Idoso — CONVIVER, onde a comitiva foi recebida pela equipe e acompanhou uma apresentação da dança coreografada campeã estadual na categoria 60+.

Foto Noticia Principal Grande
Foto: Assecom PMCS
Bolsão News e Assecom PMCS
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img