a Fundação Chapadão realizou um produtivo encontro técnico em sua Estação II, em Chapadão do Sul, para apresentar soluções em nutrifisiologia e bioestimulantes para soja.
Foi o encontro Coordenado pela pesquisadora, engenheira agrônoma, Dra. Alessandra Vollmann, da Fundação Chapadão, especialista em Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, que também é a responsável pela condução dos experimentos no setor.
Marcaram presença no evento, o Presidente da Fundação Chapadão, Ilton Henrichsen, o Diretor Executivo, André B. Piesanti, demais pesquisadores da entidade, colaboradores e estagiários.
Após o café da manhã no local, o Presidente Ilton Henrichsen deu as boas vidas aos participantes e lembrou que o ano é atípico, com chuvas irregulares, mas o suficiente para a cultura da soja apresentar bom desenvolvimento. Ele agradeceu as empresas parceiras, a Prefeitura de Chapadão do Sul, Câmara de Vereadores e o Governo de Mato Grosso do Sul. “Nossos custos para manter as pesquisas e experimentos são elevados e a parceria com os órgãos públicos é fundamental para seguirmos com nosso trabalho e mostrarmos resultados aos produtores”, disse Ilton.

Já o Diretor Executivo, André Piesanti igualmente deu as boas-vindas aos participantes e lembrou que na próxima semana (dia 29) inicia-se o Tour da Soja, naquela mesma Estação II, e em março ocorre a TecnoAgro 2026, na sede da Fundação Chapadão.
Segundo a Drª Alessandra Vollmann, as empresas parceiras, nos experimentos com nutrifisiologia e bioestimulantes, estavam com representantes no local para apresentarem os seus portfólios de produtos.
As empresas apresentaram nas palestras de seus representantes, diversos produtos, seguindo a linha de biológicos, nutrição, fisiologia e bioestimulantes. Os produtos apresentados no evento abrangeram diferentes momentos de aplicação, desde o plantio, até o enchimento de grãos. O objetivo do evento foi trazer diferentes soluções e tecnologias para os produtores da região, pensando em melhorar a estrutura, o crescimento e o desenvolvimento da soja, atingindo assim incremento para a produtividade.

Lembrou a pesquisadora que para todas as dez empresas participantes, foi cultivada a mesma variedade de soja, no mesmo período de plantio, receberam os mesmos manejos ao longo do ciclo. No entanto, cada empresa parceira apresentou 2 tratamentos diferentes, todo o trabalho foi conduzido pela equipe da Fundação Chapadão.
Destaca-se que, os resultados até o momento, são visíveis e foram todos apresentados pelos representantes, assim que o ciclo da cultura for finalizado. “As parcelas serão colhidas para quantificar a produtividade de cada tratamento demonstrado no dia de campo de Nutrifisiologia e Bioestimulantes em soja” lembrou a Pesquisadora Drª Alessandra.
Apoio
Mais este evento promovido pela Fundação Chapadão conta com apoio de empresas parceiras, da FUNDECT, FUNDEMS, SEMADESC, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, APROSOJA, Famasul, Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores de Chapadão do Sul, Sindicato Rural de Chapadão de Sul e Ampasul.
“Fundação Chapadão – Pesquisa e Inovação transformando resultados em altas produtividades.”
Fonte: Assessoria de imprensa Fundação Chapadão – 67-3562-8444 ou
e-mail: contato@fundacaochapadao.com.br

Assecom












