O projeto “Mulheres que Crescem”, organizado por estudantes integrantes do Time Enactus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Chapadão do Sul (UFMS/CPCS), foi iniciado na noite desta terça-feira (11/02), em evento realizado no Laboratório de Empreendedorismo e Inovação da UFMS no município.
O programa tem como objetivo inspirar e capacitar mulheres para a geração de renda, promovendo transformação positiva em suas realidades pessoal e profissional. A iniciativa será desenvolvida por meio de jornadas formativas voltadas ao autoconhecimento do potencial empreendedor e desenvolvimento de competências para a modelagem e condução de negócios, desde a concepção da ideia até sua implementação e crescimento. Nesta primeira turma, o projeto conta com a participação de 25 mulheres empreendedoras do município, que se encontram em diferentes fases de maturidade empresarial.
O primeiro encontro, intitulado “Iniciação na Trilha Empreendedora – Eu Posso: Alicerces para uma Nova Jornada”, contou com a participação da psicóloga Katiusce Nogueira, da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres de Chapadão do Sul. Na ocasião, foi abordado o tema “Cidadania para a Mulher e Empoderamento Feminino”.
O gestor de Pessoas do Time Enactus, Kevin Lorini, também conduziu a atividade “Projeto de Vida em Degraus”, proporcionando às participantes um momento de reflexão sobre objetivos futuros e ações de curto prazo necessárias para alcançá-los.
Para a professora e conselheira do Time Enactus, Narle Teixeira, o projeto representa um marco importante para o fortalecimento do empreendedorismo feminino no município.
“Penso que o projeto tem muito a agregar no percurso empreendedor das mulheres, tanto no aspecto pessoal quanto no profissional. Elas poderão se autoconhecer em suas potencialidades e necessidades de desenvolvimento empreendedor”, destacou.
Segundo a professora, a iniciativa também abordará aspectos como comunicação, relacionamento com o cliente, estratégias de promoção e ferramentas que auxiliarão no posicionamento dos negócios no mercado.
Além da fase de Iniciação, outras etapas compões a trilha, estruturadas em níveis formativos:
· Nível 1 – Eu Empreendo I: Estudos em Empreendedorismo
· Nível 2 – Eu Empreendo II: Marketing do Negócio
· Nível 3 – Eu Empreendo III: Finanças e Crescimento
· Nível 4 – Eu Lidero (Avançado): Da criação ao desenvolvimento
· Nível 5 – Eu Conquisto (Avançado): Criando outras oportunidades
Para mais informações sobre o projeto Enactus no Brasil e no mundo, acesse www.enactus.org.br. Para conhecer e apoiar o Time Enactus de Chapadão do Sul, acompanhe o Instagram @cpcsenactusufms.
Programa que incentiva o empreendedorismo feminino é iniciado em Chapadão do Sul!
O projeto “Mulheres que Crescem”, organizado pelos estudantes do Time Enactus da UFMS/Campus de Chapadão do Sul, foi iniciado nesta terça-feira (11), no Laboratório de Empreendedorismo e Inovação da UFMS.
A iniciativa tem como objetivo inspirar e capacitar mulheres para a geração de renda, promovendo transformação pessoal e profissional por meio de jornadas formativas. Ao todo, 25 mulheres empreendedoras do município participam do programa, em diferentes fases de maturidade dos seus negócios.
O primeiro encontro, “Eu Posso: Alicerces para uma Nova Jornada”, contou com a participação da psicóloga Katiusce Nogueira, da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, que abordou o tema Cidadania para a Mulher e Empoderamento Feminino.
Também foi realizada a atividade “Projeto de Vida em Degraus”, conduzida pelo gestor de Pessoas do Time Enactus, Kevin Lorini, incentivando as participantes a refletirem sobre seus objetivos e próximos passos.
Segundo a professora e conselheira Narle Teixeira, o projeto representa um marco importante para o fortalecimento do empreendedorismo feminino em Chapadão do Sul, contribuindo tanto para o desenvolvimento pessoal quanto profissional das participantes.
O programa será desenvolvido em etapas: Eu Empreendo I – Estudos em Empreendedorismo Eu Empreendo II – Marketing do Negócio Eu Empreendo III – Finanças e Crescimento Eu Lidero (Avançado) – Da criação ao desenvolvimento Eu Conquisto (Avançado) – Criando outras oportunidades
Quer saber mais? Acesse: www.enactus.org.br Siga: @cpcsenactusufms













