A Fundação Chapadão realizou, à primeira etapa do Tour da Soja 2026, em Chapadão do Sul. O evento técnico reúne produtores rurais, engenheiros agrônomos e representantes de empresas do setor para apresentação de resultados de pesquisas e desempenho de cultivares recomendadas para a região. A programação ainda terá etapas em Chapadão do Céu, Paraíso das Águas e Paranaíba.
Durante a abertura, o presidente da Fundação Chapadão, Ilton Henrichsen, destacou que o Tour da Soja é uma oportunidade para que produtores e técnicos conheçam, por meio de palestras e demonstrações de campo, o comportamento das variedades testadas. Segundo ele, neste ano foram avaliados 90 materiais, sendo 30 lançamentos.
Henrichsen também ressaltou a utilização de uma nova plantadeira específica para experimentos, recentemente adquirida pela Fundação com recursos do Governo do Estado. De acordo com o presidente, o equipamento contribui para maior agilidade e uniformidade nos trabalhos de pesquisa.
Ainda em sua fala, Ilton enfatizou a importância do investimento em tecnologia, pesquisa e inovação para o fortalecimento do agronegócio, lembrando que os custos de produção seguem elevados enquanto os preços da soja apresentam queda, o que exige aumento constante de produtividade por parte do produtor rural.
O diretor executivo da Fundação Chapadão, André Bartolomeu Piesanti, também participou da etapa e aproveitou a ocasião para convidar o público para o TecnoAgro 2026, programado para os dias 17 a 19 de março, em Chapadão do Sul.
Os experimentos e as apresentações técnicas são coordenados pelo engenheiro agrônomo e pesquisador Me. Fábio Abrantes, que conduziu a exposição dos materiais avaliados e abriu espaço para que revendedores e multiplicadores de sementes apresentassem novidades e cultivares já consolidadas na região.
Como ocorre tradicionalmente, o Senar/MS também marcou presença no evento, divulgando serviços oferecidos aos produtores, entre eles a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), programa gratuito de consultoria com visitas técnicas nas propriedades rurais.
Próximas etapas do Tour da Soja 2026:
-
Chapadão do Céu – 05/02
-
Paraíso das Águas – 26/02
-
Paranaíba – 07/03
O Tour da Soja conta com apoio de empresas parceiras, FUNDECT, FUNDEMS, SEMADESC, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Aprosoja, Famasul, Prefeitura e Câmara Municipal de Chapadão do Sul, Sindicato Rural e Ampasul. A iniciativa reforça o papel da Fundação Chapadão na geração de conhecimento e inovação voltados ao aumento da produtividade no campo.
Fonte: Assessoria de imprensa Fundação Chapadão – 67-3562-8444 ou
e-mail: contato@fundacaochapadao.com.br















