O mês de janeiro foi marcado por intensa troca de informações e aprofundamento de conhecimentos sobre a produção de algodão em sistemas orgânico e agroecológico, em atividades realizadas na Embrapa algodão, em Campina Grande, na Paraíba. Nos dias 28 e 29, a unidade recebeu consultores, técnicos e lideranças da agricultura familiar do projeto Agro Sertão, do Rio Grande do Norte, para um curso de aperfeiçoamento sobre as Unidades de Aprendizagem e Pesquisa Participativa, metodologia que integra conhecimento científico e saberes tradicionais, respeitando o meio ambiente e as realidades locais.
O projeto Agro Sertão reúne diferentes instituições e vem promovendo o resgate da cotonicultura no Rio Grande do Norte com base na agroecologia, sem o uso de produtos químicos e com práticas regenerativas voltadas à conservação do solo, da biodiversidade da caatinga e à saúde das comunidades. Toda a produção é adquirida por um dos parceiros do projeto, garantindo mercado aos agricultores familiares.
Em 2026, a iniciativa entra em seu quinto ano com ampliação da atuação territorial para 16 municípios do Seridó potiguar, fortalecendo a agroecologia como eixo do desenvolvimento rural no Semiárido. A capacitação integrou temas como manejo de pragas, melhoramento genético, fibras, máquinas e implementos agrícolas, além de visitas a laboratórios e áreas demonstrativas da unidade.
No dia 30, agricultores coordenadores do Agro Sertão participaram de um intercâmbio de experiências com produtores do projeto Bem Viver no Semiárido, no município de Remígio, na Paraíba, reforçando a agricultura familiar como atividade econômica estruturada e sustentável.
Agrolink













