spot_img
InícioPoliticaAMPLAVISÃO – “Janela Partidária”: mais dúvidas que certezas.

AMPLAVISÃO – “Janela Partidária”: mais dúvidas que certezas.

NOVIDADES:  O pleito deste ano proporcionará novas opções de escolha aos eleitores graças as candidaturas das coligações e federações. Deferidas pelo TSE as federações: Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV); Federação PSDB Cidadania; Federação Psol Rede; Federação Renovação Solidária (PRD e Solidariedade).

COLIGAÇÃO: É uma união partidária que vale apenas para determinado período eleitoral e com fins específicos. Sua validade – que é permitida apenas para cargos majoritários, findará automaticamente com as eleições. Tem como vantagens proporcionar maiores recursos financeiros e maior tempo de exposição na TV.

FEDERAÇÃO: Seu objetivo é unificar a atuação de legendas em nível nacional, atuando como se fosse uma só sigla, podendo apoiar diversos candidatos.  O diferencial é que os partidos são obrigados a ficarem unidos durante 4 anos. Se o partido sair antes será penalizado com a proibição de integrar outra federação nos pleitos subsequentes.

INCERTEZAS: No papo sobre esse tema com alguns deputados estaduais notei dúvidas mescladas com temores sobre o desafio de reproduzir com êxito os acordos costurados pelas cúpulas nacionais. Há casos em que eles terão de conviver e até apoiar  tradicionais rivais. ‘Dormir com o inimigo’ será um desafio e tanto.

GERINGONÇA: Foi esse o termo usado por um vereador do interior ao se referir ao componente das federações. Conclui-se pelas suas manifestações, que poderia estar faltando melhores esclarecimentos sobre essa temática nas câmaras interioranas. Paira assim a confusão entre a velha coligação e a federação.

VAI OU NÃO VAI?  Se deixar o PDT e se filiar ao PV para tentar a Câmara Federal Marquinhos Trad teria que renunciar a vereança da capital. Ele até pensa em tentar um acordo perigoso com o PDT sem garantia jurídica. Ele sabe que essa pressa de tentar voltar ao cenário estadual poderá custar-lhe caro como ocorreu no pleito de 2022.

OLHA O NÍVEL!  “Nunca fui preso nem usei tornozeleira eletrônica.” Quem fala o que não deve, acaba ouvindo o que não quer. A réplica de Zeca do PT ao Puccinelli, divulgada na mídia, é uma resposta contundente e certeira que desmoralizou o ‘italiano’ Ele, precisa se conscientizar: os tempos são outros.  E o eleitor, o que pensa disso?

OPINIÃO:  A opinião geral é de que Puccinelli ‘atirou pedra na caixa de maribondos’, provocando Zeca do PT, esquecendo de fatos desgastantes como a sua prisão. Ao seu estilo, o petista aproveitou a chance e replicou com vantagem seu desafeto, que errara no discurso – num momento que deveria tratar só de questões legislativas e projetos.

EQUÍVOCO: Convenhamos; os protagonistas locais de fato nestas eleições serão os postulantes ao Executivo. Esses, deverão expor seus projetos e mostrar a capacidade que o cargo exige. Diferente das atribuições do deputado estadual. Pecou Puccinelli ao trazer ao debate o seu desempenho no Executivo. Deu munição ao Zeca do PT.

ROBERTO CAMPOS:  O ex-Embaixador chamava a esquerda brasileira de atrasada, apelidando-a jocosamente de “Bob Fields”. Ele classificava os povos em três tipos: “Os inteligentes, que aprendem com as experiências dos outros; os medíocres que aprendem com as próprias experiências; os idiotas que nunca aprendem”.

SIMONE & EDUARDO:  O fato da ministra Simone Tebet disputar o Senado em São Paulo, como aliada do PT, ajudará ou prejudicará as pretensões de seu marido Eduardo Rocha em tentar voltar à Assembleia Legislativa? A seu favor pesa a sua passagem pela Casa Civil – que oportunizou o contato frequente com lideranças municipais.

‘POPULISMO JURÍDICO’: Assim está sendo chamada a decisão do ministro Flávio Dino ao anunciar o fim da Aposentadoria Compulsória dos magistrados como punição máxima. No fundo, a medida visa melhorar a imagem do STF, desviando assim o foco crítico atual dos escândalos que envolvem ministros daquela Corte. Não convenceu.

ATUALÍSSIMA:  “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se de honra e a ter vergonha de ser honesto”. (Rui Barbosa em 1920)

ARTICULANDO: O ex-governador Azambuja não tem perdido tempo no comando do PL. Ele classifica como positivo seu encontro com Flávio Bolsonaro e outras lideranças em Brasília. Aqui ele não perde o contato com prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e lideranças. É consciente da disputa difícil que o espera contra Nelsinho e Contar.

FENIX: Após perder lideranças de peso como Riedel, Azambuja e Beto Pereira, o PSDB se revigora com a permanência de Dagoberto, Geraldo Resende, Jamilson Name e Lia Nogueira. Além deles conta com as candidaturas dos vereadores da capital –  Professor Juari, Vitor Rocha, Flavio Cabo Almi e Silvio Pitu.

REFORÇO: Repercute bem a decisão do deputado Paulo Duarte em deixar o PSB para ingressar no PSDB. O motivo é simples: o PSB não conseguiu formar chapa, o que inviabiliza seu projeto político. Ele já entregou a presidência da sigla que deverá ser comandada pelo médico Ricardo Ayache. Paulo é admirador confesso do governador Riedel.

ACABOU?  Como dizia Paulo Francis: “Talvez o Brasil já tenha acabado e a gente não tenha se dado conta disso. O país ‘evoluiu’ daquela simples corrupção com o guardinha de trânsito – para grandes jogadas de fazer tremer o sistema financeiro e jogar lama nas vestes negras dos ministros do STF. Nem o Chapolim Colorado poderá nos salvar.

DEPUTADOS & AÇÕES: Gerson Claro:  Antenado, valorizou os servidores da Casa com entrega de novos uniformes; Lucas de Lima: propõe a criação da ‘Rota do Pantanal’ em prol do turismo ao longo da BR 262; eleito coordenador da Frente Parlamentar de Defesa dos Animais; Rinaldo Modesto: é autor da proposta criando o programa ‘Formatura Sustentável’ na rede pública de ensino; Junior Mochi: propõe a suspensão do prazo de validade de concursos durante o processo eleitoral no MS; Paulo Corrêa: é autor de PL da isenção e redução de IPVA nos veículos elétricos e híbridos; Pedrossian Filho e Pedro Kemp: fomentando a campanha pela doação de parte do Imposto de Renda ao Fundo Estadual da Criança e dos Direitos da Pessoa Idosa; Gleice Jane: defende a valorização dos profissionais da saúde e cobra ações urgentes em Dourados; Zeca do PT: propõe o Programa MS Trifásico para expansão de energia em assentamentos e demais áreas rurais; Roberto Hashioka:  reconduzido à presidência da Comissão de Obras, Transporte e Infraestrutura da Alems; Lia Nogueira: atenta às causas em defesa da mulher e buscando solução para os reclamos de Dourados e região; Zé Teixeira:  Grande defensor dos produtores rurais e das questões de infraestrutura das cidades que representa; Antonio Vaz: Incansável; Após o sucesso do movimento pela conscientização do Autismo em Terenos, leva essa bandeira para outras cidades. Marcio Fernandes: autor do PL inclindo o ‘Brasileirão de Laço Comprido’ e o ‘Encontro de Laço Comprido do CLC” no Calendário Oficial de Eventos de MS; Lídio Lopes:  visitou a região do Conesul, ouvindo as reivindicações de 10 cidades. Voltou entusiasmado.

PERGUNTA CRUEL:

E se o Vorcaro resolver falar?

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img