A Prefeitura de Chapadão do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEMA) e do Canil Municipal, realizou com sucesso a primeira etapa do Mutirão de Castração 2025, promovendo o procedimento em 400 cães e gatos entre os dias 30 de junho e 16 de julho.
A iniciativa tem como principal objetivo controlar a reprodução desordenada de animais, reduzir os índices de abandono e presença de cães e gatos nas ruas, além de prevenir doenças e promover o bem-estar animal. A castração é uma medida eficaz e humanitária para o controle populacional e reflete diretamente na saúde pública e na segurança da comunidade.
Todos os animais atendidos nessa primeira etapa foram castrados e microchipados, um processo que inclui a inserção de um identificador eletrônico com os dados do animal e do tutor. O microchip facilita a localização de animais perdidos, auxilia no combate ao abandono e é um passo importante para a construção de uma política municipal mais eficiente de proteção animal.
A castração é oferecida de forma gratuita. A única taxa cobrada é referente à microchipagem no valor de R$ 32,62, sendo que famílias inscritas no Cadastro Único estão isentas desse custo.
A segunda etapa do mutirão já está prevista para setembro, com mais 400 vagas disponíveis. Os tutores interessados devem realizar o pré-cadastro por meio do link: https://linktr.ee/sedema.online
A SEDEMA também confirma a presença de uma Caravana Gratuita de Castração, promovida pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da SETESC. Essa ação está prevista ainda para o ano de 2025, com mais uma oportunidade para castração de animais em Chapadão do Sul. Mais informações serão disponibilizadas conforme se aproxime a data da realização.
Essa ação reforça o compromisso da gestão municipal com a causa animal, a saúde pública e o respeito à vida.