Acompanhamento contínuo do processo de ensino e aprendizagem é um dos motivos para sucesso do município
Figueirão conquistou o quinto lugar no Índice de Qualidade da Educação (IQE) do Mato Grosso do Sul, um reconhecimento que evidencia os avanços no ensino público local. O resultado expressa o esforço conjunto entre a Secretaria Municipal de Educação, as escolas e os profissionais da área, que vêm apostando em estratégias pedagógicas consistentes e na valorização do processo de aprendizagem.
Com foco na construção de um ambiente escolar de alto nível, a rede pública de ensino vem se destacando como referência nos últimos anos. “O acompanhamento contínuo da evolução dos estudantes, com participação ativa dos educadores e gestores escolares, é uma das razões para o sucesso dessa empreitada”, avalia o secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Pascoal Barbosa Amorim de Lima.
Para a diretora pedagógica da Aprende Brasil Educação, Adriana Vogel, o segredo dos bons resultados está na diversificação das frentes de melhoria do ensino. “O resultado obtido por Figueirão mostra que é possível transformar a realidade da educação pública. Essa conquista reforça a importância de uma rede bem estruturada e do trabalho colaborativo com os professores e gestores”, ressalta.
Desde 2021, Figueirão conta com o sistema de ensino da Aprende Brasil Educação, inteiramente alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e composto por soluções pedagógicas integradas, como o fornecimento de livros didáticos integrados, assessoria e acompanhamento pedagógico, formações continuadas para professores, avaliações regulares, ferramentas como o hábile e o Sondar e o Sistema de Monitoramento Educacional do Brasil (Simeb). A colaboração tem sido fundamental para promover melhorias em sala de aula por meio de materiais didáticos atualizados, ferramentas de gestão escolar, formações docentes e acompanhamento contínuo dos indicadores educacionais.
Mesmo sendo um município pequeno, com população inferior a quatro mil habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Figueirão tem priorizado políticas públicas educacionais de longo prazo, garantindo acesso à educação de qualidade e com equidade. As ações desenvolvidas têm focado na personalização do ensino, no uso de dados para tomadas de decisão e no fortalecimento da aprendizagem desde os anos iniciais.
“A avaliação estadual serve como termômetro para os avanços da educação sul-mato-grossense e ajuda a nortear ações futuras. Em Figueirão, o desempenho alcançado é um incentivo para seguir investindo em práticas pedagógicas inovadoras e sustentáveis, com foco no protagonismo dos alunos e no fortalecimento das competências essenciais para o século XXI”, finaliza o secretário.
_______________________________________
Sobre a Aprende Brasil Educação.
A Aprende Brasil Educação atua em todo o território nacional, potencializando a educação pública brasileira, oferecendo soluções educacionais que estimulam o conhecimento e apoiam os estudantes da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental no processo de aprendizagem. Saiba mais em aprendebrasil.com.br.