spot_img
InícioCassilândiaÔnibus Lilás chega a Cassilândia para combater a violência...

Ônibus Lilás chega a Cassilândia para combater a violência de gênero

Cassilândia receberá nos próximos dias 14 e 15 de agosto o “Ônibus Lilás”, uma iniciativa importante para o combate à violência de gênero e a promoção dos direitos das mulheres. O evento, uma parceria com a Secretaria de Estado e a Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, contará com diversas atividades dentro e fora do ônibus. A informação foi confirmada por Patrícia Marques, coordenadora municipal.

As atividades terão início na quinta-feira, dia 14 de agosto, às 14h, e se estenderão até as 17h, com a feirinha das produtoras ocorrendo das 17h às 20h. Na sexta-feira, dia 15, haverá apenas o encerramento no período da manhã. O evento é aberto a mulheres e meninas de todas as idades, sem necessidade de inscrição prévia ou ordem de chegada, com organização de grupos para rodas de bate-papo.

Patrícia Marques, da diretoria da assistência social do município, explicou que o Ônibus Lilás é uma ação do governo do estado, que percorre todo o Mato Grosso do Sul, e foi agendado desde fevereiro. O veículo é autossuficiente, com gerador próprio para climatização e energia nas salas, podendo funcionar em qualquer lugar.

Dentro do ônibus, serão oferecidos atendimentos psicossociais, jurídicos e de saúde. O atendimento psicossocial será realizado por técnicas do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A defensoria pública local também estará presente para o atendimento jurídico. Para a área da saúde, haverá uma enfermeira e um agente de saúde encaminhados pela Secretaria de Saúde do município para orientar, aferir pressão e agendar exames na Clínica da Mulher, complementando o foco principal do ônibus. O CRAS também fará um trabalho itinerante de atualização de dados e fornecerá informações sobre diversas situações que as mulheres possam ter dúvidas.

Além dos atendimentos individualizados nas duas salas do ônibus, haverá rodas de bate-papo em grupo, esclarecimentos e a feirinha noturna, que contará com as mulheres empreendedoras do sindicato rural. Apresentações de escolas do município também estão programadas.

O evento acontecerá na Praça São José, em frente à prefeitura, onde o ônibus e uma tenda estarão estacionados, proporcionando um atendimento humanizado. Não haverá churrasco, mas estão previstos um café da tarde, sorteios de prêmios e brindes enviados pelo governo do estado para aumentar a participação.]

Cssilandianoticias

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img