Alcinópolis é sem dúvida o município de MS que mais se destaca no meio cultural, principalmente no abrangente de homenagear as personalidades que têm um papel importante no desenvolvimento cultural e de serviços prestados em prol do seu desenvolvimento.
Enquanto milhares de cidades espalhadas pelo Brasil têm sequer um monumento para lembrar a sua história, em Alcinópolis, podem ser encontrados em várias partes da cidade, bustos, praças e monumentos, com esculturas que lembram e homenageiam seus historiadores.
Nesse dia 27 de agosto, a administração municipal de Alcinópolis consagrou de vez a história de um dos maiores compositores de MS, com dezenas de letras gravadas pelas maiores duplas sertanejas do País, o Alcinopolense Airo Barcelos, com a inauguração de sua estátua na entrada da Praça de eventos Davina Crisóstomo.
A cerimônia de inauguração e homenagem foi feita pelo prefeito Weliton Guimarães e contou com a presença dos vereadores de Alcinópolis, que prestaram homenagem à família Barcelos.
A mãe, filha, neto e irmãs do compositor participaram da homenagem com emoção e gratidão em nome do saudoso artista.
O secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Mato Grosso do Sul, Marcelo Miranda, o assessor Guilherme Lima, da Casa Civil, e o assessor Hélio Martins, representando a senadora Soraya Thronicke. A solenidade também contou com a presença da vereadora de Costa Rica, Rosângela Marçal, reforçando a relevância regional do legado do compositor.
“Quero saudar o prefeito Weliton Guimarães, o secretário Marcelo Miranda, meus colegas vereadores e secretários, a vereadora Rosângela de Costa Rica, e toda a família de Airo Barcelos. Agradeço primeiramente a Deus por estarmos aqui e parabenizo o artista João Xavier pelo brilhante trabalho. Essa homenagem representa o reconhecimento não só de Alcinópolis, mas do Estado de Mato Grosso do Sul e do Brasil, pois Airo levou o nome da nossa cidade para o mundo. Quando fizemos a indicação, o prefeito prontamente apoiou, e hoje partilhamos juntos esse momento histórico para nossa cultura.” Afirmou o presidente do Legislativo, vereador Passarinho, que falou em nome dos demais vereadores.
Airo Barcelos nasceu em Alcinópolis, morou até os 14 anos de idade e, com o apoio de seus familiares, se aventurou por outros municípios, capital do estado, onde se destacou com suas canções. Retornou a Alcinópolis e, no dia 24 de dezembro de 2010, veio a óbito.
Airo Barcelos deixou um repertório de mais de 250 músicas gravadas por renomados artistas do Brasil, como Bruno & Marrone, Edson & Hudson, João Bosco & Vinícius, entre outros. Sua obra segue viva, agora também eternizada em Alcinópolis, cidade que o reconhece como um ícone cultural.