A prefeitura de Três Lagoas, município da região leste de Mato Grosso do Sul, emitiu um alerta sobre o aumento de pernilongos em vários bairros da cidade. As reclamações têm acumulado na SMS (Secretaria Municipal de Saúde).
Segundo o Setor de Endemias da pasta, o pernilongo comum tem se desenvolvido em grande quantidade, principalmente em fossas, bueiros e locais com acúmulo de água, favorecendo a proliferação e a consequente presença em residências.
Apesar dos vários pedidos, a prefeitura esclarece que o UBV (Ultra Baixo Volume), o popular “fumacê”, só pode ser utilizado em situações de surto ou epidemia, quando há risco comprovado à saúde pública.
Já a borrifação com bomba costal motorizada é utilizada apenas em locais específicos, em casos notificados, delimitando áreas de ação. O produto disponibilizado tem finalidade exclusiva para esse tipo de ocorrência, e sua utilização exige prestação de contas.
Vale destacar ainda que o uso frequente e descontrolado de inseticidas pode tornar os mosquitos resistentes, tornando esses produtos ineficazes. Além disso, ainda pode haver um desequilíbrio ambiental, afetando insetos benéficos, como as abelhas, e predadores naturais dos mosquitos.
Dessa forma, a SMS informa que, embora o incômodo com os pernilongos seja ruim, a população precisa colaborar para reduzir a presença deles. Medidas como as listadas a seguir podem ajudar.
- Manter caixas d’água, ralos e fossas sempre vedados;
- Evitar acúmulo de água em recipientes, quintais e calhas;
- Manter bueiros limpos e livres de resíduos que favoreçam o acúmulo de água;
- Usar telas em janelas e portas para reduzir a entrada dos insetos nas residências;
- Usar repelentes;
- Usar inseticidas em casa e no trabalho, se possível.
A SMS destaca que segue monitorando a situação e orienta a população a manter os cuidados preventivos.