‘Foi um livramento’
Welington conta que ele havia acabado de calibrar o pneu quando aconteceu o que ele chama de “deslocamento do talão na roda”. “O pneu ‘pulou’ da roda. Do nada, aconteceu a explosão”, afirmou.
Ele garante, porém, que não ultrapassou o limite recomendado de pressão de ar. “A gente deixa sempre menos (cheio) para finalizar só quando estiver montado, sempre deixa 15, 20 libras (unidade de pressão) a menos, por segurança. “, disse o borracheiro, que trabalha há 30 anos na área.
“A minha esposa e meus filhos ficaram assustados quando souberam. Foi um susto e um livramento mesmo. É muito rápido. Muitas vezes, o pneu que vai estourar dá um sinal. Começa a estalar. E algumas vezes, não. Acontece de repente”, disse o borracheiro ao g1.
Welington e os outros presentes na explosão escaparam de uma situação mais grave e poderia até ter sido fatal, como a que aconteceu em julho, em Matrinchã, no noroeste do estado, onde um caminhoneiro faleceu com a explosão de um pneu enquanto tentava enchê-lo com o compressor em uma oficina.
Segundo o delegado responsável pelo caso, na época, o motorista do caminhão usou o compressor indevidamente, uma vez que a sua funcionalidade era outra. Além disso, ele afirmou que a oficina era de reparos mecânicos e não uma borracharia.