O programa estadual “MS Mais Saúde Menos fila” está suspenso provisoriamente. A coordenadora do programa em Cassilândia, a Secretária Adjunta Gislene Érica Ferreira Leal, trouxe informações sobre a situação atual no Programa Rotativa no Ar, da Rádio Patriarca, nesta terça-feira, 30 de setembro.
O programa, ao qual o município de Cassilândia aderiu, é destinado à realização de cirurgias eletivas e exames de diagnóstico. A coordenadora explicou que, neste ano, o valor inicial disponibilizado pelo estado foi menor (R$ 1 milhão para Cassilândia) devido ao grande aumento no número de municípios que aderiram ao programa em todo Mato Grosso do Sul.
Cassilândia, que atende não apenas seu município, mas toda a região, possui uma fila de pacientes com necessidade de cirurgias e exames que excede o valor inicialmente fornecido. Na semana passada, o estado informou a suspensão temporária do programa para um levantamento de informações. O motivo da suspensão é que, desde a nova resolução publicada em abril, alguns municípios que solicitaram a adesão não executaram os recursos, enquanto Cassilândia já cumpriu a meta inicial integralmente.
A suspensão visa fazer adequações e gerenciar melhor os valores, verificando quais municípios ainda têm recurso parado e quem precisa de mais verba. Cassilândia já forneceu ao estado todos os relatórios solicitados e está no aguardo da liberação de novos recursos.
A suspensão é estadual e, embora impacte o município, a equipe local está se articulando e continuando a fazer os riscos cirúrgicos para que, assim que o programa volte a funcionar, a execução seja retomada o mais breve possível.










