Chapadão do Sul avança na modernização da infraestrutura pública com a instalação de usinas de energia fotovoltaica em diversos prédios do município. Já receberam o sistema a Escola Municipal Semear, o Centro Esportivo Sibipiruna e o Centro de Convivência do Idoso (Conviver).
Outras unidades estão em processo de implantação, como a Escola Municipal Manoel de Barros, o Hospital Municipal, o ESF Esplanada e o Paço Municipal.
No caso do hospital, do ESF e do Paço, parte das placas será instalada no solo e outra em uma estrutura elevada que, além de gerar energia limpa, funcionará como estacionamento coberto para os servidores.
Com investimento de aproximadamente R$ 1,9 milhão, o projeto foi dimensionado a partir de um levantamento do consumo de energia elétrica nos prédios públicos, garantindo maior eficiência e economia de recursos. A previsão é de que todas as instalações estejam concluídas até dezembro de 2025.
A economia gerada permitirá que mais recursos sejam direcionados a serviços e ações em benefício da população, além de marcar um passo importante rumo à sustentabilidade e à valorização do meio ambiente.