spot_img
InícioCassilândiaSecretário de Obras detalha o que se sabe sobre...

Secretário de Obras detalha o que se sabe sobre o furto de 54 pneus da Prefeitura

A Prefeitura de Cassilândia informou o furto de 54 pneus novos que haviam sido recebidos por meio de doação da Receita Federal. O prejuízo estimado para os cofres públicos pode chegar a R$ 100.000,00. O Secretário de Obras e Infraestrutura do município, Pedro Rodrigues, esteve hoje, quarta-feira, 19 de novembro, no Programa Rotativa no Ar, da Rádio Patriarca, e detalhou o que se apurou até o momento.

Ocorrência do furto

Os pneus estavam armazenados em um barracão localizado no prédio pertencente à Secretaria Municipal de Educação, onde também funciona o Corpo de Bombeiros. O Secretário Municipal de Infraestrutura, Pedro Rodrigues, informou que, no sábado, dia 15 de novembro (feriado), ele foi ao local para retirar pneus necessários para caminhões e tratores da patrulha agrícola, a pedido do Secretário do Agronegócio, Carlão Isidoro. Ao abrir o local, que estava trancado e com cadeado intacto (sem arrombamento), ele constatou a falta dos materiais. A última vez que o secretário havia estado no local havia sido em 7 de outubro. O secretário, que possui a chave do cadeado, ligou imediatamente para o Prefeito Rodrigo, informando sobre o ocorrido. Após conferência detalhada, foi constatada a falta de 54 pneus de um total de 124 que vieram na doação.

Detalhes dos pneus furtados

Dos 54 pneus que faltaram, 35 eram pneus de caminhão e 19 eram de aros menores (aros 13 até 18). Os pneus de caminhão incluíam 28 unidades 295/22.5 e 7 unidades 275/22.5. As marcas são predominantemente importadas, como Galante, Near, Xbri, Double Spar, Shun 7, Xuanchi, Transmate, Neopar, Conformax e Ventura.

Medidas da prefeitura e investigação

A prefeitura soltou uma nota oficial informando que a suspeita inicial é que os pneus não foram retirados de uma só vez, mas subtraídos aos poucos, o que dificultou a percepção imediata do ocorrido. Na manhã de segunda-feira (17), o prefeito rodrigo, acompanhado do Procurador, Dr. Carlos Alexandre, do Secretário Pedro Rodrigues e do Secretário de Educação Saulo Sodré, compareceu à Delegacia de Polícia Civil para registrar o boletim de ocorrência e formalizar a investigação.

Outras informações

Sindicância administrativa: o Procurador do município instaurará um procedimento administrativo para apurar eventual responsabilidade de servidores que pudessem ter envolvimento ou conhecimento sobre o crime, garantindo rigor no processo.

Segurança do local: foi confirmado que o barracão não possui sistema de monitoramento por câmeras. Também foi averiguado que há dois guardas que fazem revezamento na segurança durante a noite, mas não há guarda durante o dia (sábado e domingo).

Novas medidas: a Prefeitura irá transferir os pneus restantes para o almoxarifado, na saída de Paranaíba, onde há câmeras de monitoramento para auxiliar na segurança.

O Delegado de Polícia, Dr. Rodrigo de Freitas, confirmou que o inquérito policial foi instaurado de imediato. Ele afirmou que a Polícia Civil está mobilizada e que o caso é prioridade por lesar o patrimônio público. A partir de hoje (quarta-feira), a polícia começará a ouvir testemunhas e pessoas que possam ter informações para apurar a autoria do furto.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img