Durante entrevista ao Programa Rotativa no Ar, o Prefeito de Cassilândia, Rodrigo de Freitas, falou sobre o furto de 54 pneus novos, doados pela Receita Federal, do depósito da Secretaria Municipal de Educação e também informou algumas mudanças no secretariado para o próximo ano.
Peculato e rigor na investigação
Rodrigo e o Procurador Jurídico, Dr. Carlos Alexandre, estiveram reunidos com o Delegado Dr. Rodrigo de Freitas para tratar do assunto.
O prefeito classificou o furto como peculato, um crime muito mais grave por ser cometido, segundo indícios, por funcionários públicos. Ele garantiu que a gestão preza pela transparência e será muito rígida. “Quem tiver que ser afastado para responder vai ser afastado, nós não estamos aqui para passar a mão na cabeça de ninguém”, afirmou o prefeito, reforçando ser inaceitável subtrair qualquer coisa do patrimônio público, mesmo que fosse um pacote de café.
O Dr. Carlos Alexandre, Procurador Jurídico, confirmou que a via administrativa será acionada. O procedimento administrativo disciplinar (PAD) será aberto e poderá culminar na demissão dos servidores envolvidos, independentemente das penalidades criminais. O delegado Dr. Rodrigo informou que o inquérito deverá ser finalizado em no máximo 20 dias.
Mudanças confirmadas no secretariado
O prefeito Rodrigo confirmou que haverá alterações no secretariado a partir de 2026. A nova secretária de Educação será Fabiana Di Pieri. Ela assumirá o cargo a partir de 1º de janeiro de 2026, com autonomia para montar sua equipe. Fabiana é professora concursada (40 horas), diretora da Creche Luair Monteiro Malta Rigonato (Jardim Campo Grande) com grande experiência técnica e conhecimento da rede pública.
O atual Procurador, Dr. Carlos Alexandre, deixará o cargo em janeiro, porque ele foi aprovado em concurso para professor da UEMS. O prefeito terá que nomear um novo Procurador Jurídico, mas o nome ainda não foi definido. Também há a intenção de nomear um novo Secretário de Finanças, já que atualmente Bruna Fernandes (Secretária de Administração) responde pelas secretarias, estando sobrecarregada.










