O Time Enactus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul /Chapadão do Sul está nos preparativos para iniciar o projeto social de empreendedorismo intitulado “Mulheres que Crescem”, que ocorrerá de fevereiro a maio deste ano.
Conduzido por estudantes universitários, o projeto tem como principal objetivo inspirar e capacitar mulheres para a geração de renda, transformando de forma positiva sua realidade pessoal e profissional. Por meio de jornadas formativas, o projeto promoverá o autoconhecimento do potencial empreendedor e o desenvolvimento de competências para a modelagem e condução de negócios, desde a concepção da ideia até o crescimento.
O projeto está dividido em etapas, estruturadas por meio da Trilha Empreendedora:
· Iniciação: alicerces pessoais para uma nova jornada (fevereiro)
· Nível 1: estudos em empreendedorismo (fevereiro)
· Nível 2: marketing do negócio (março)
· Nível 3: finanças e crescimento (abril)
· Nível 4/Avançado: da criação ao desenvolvimento ou (maio)
· Nível 4/Avançado: criando outras oportunidades (maio)
Além de conteúdos formativos, serão organizadas atividades como visitas técnicas, rodas de conversa, oficinas, palestras com especialistas de diversos setores — entre eles psicólogos, juristas e contadores, bem como orientação particular a cada ideia/negócio.

O projeto contribui para o atendimento a três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que são compromissos dos países para um mundo melhor:
· ODS 5 – Igualdade de Gênero;
· ODS 4 – Educação de Qualidade;
· ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico.
Com esse compromisso, todas as atividades se pautam no Empoderamento Feminino por meio do Empreendedorismo Feminino.
O conceito de Empoderamento Feminino surgiu no século XX, com o objetivo de promover a força feminina e ampliar a participação das mulheres na sociedade, consolidando-se como um movimento político, social e filosófico.
Já o Empreendedorismo Feminino também vem avançando de forma significativa, impulsionado pelo aumento da participação das mulheres à frente de negócios. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados em novembro do ano passado, apontam que o número de mulheres responsáveis pelo sustento familiar aumentou consideravelmente nos últimos anos. Em 2000, as mulheres representavam cerca de 22,2% das responsáveis pelos domicílios; já na pesquisa mais recente, esse percentual subiu para 48,8%, aproximando-se do índice masculino, que passou de 77,8% para 51,2% no mesmo período.
O projeto Mulheres que Crescem é totalmente gratuito e conduzido por alunos voluntários. Por este motivo, o time Enactus está aberto para estabelecer parcerias locais, incluindo entidades governamentais e empresariais que possam para contribuir com o desenvolvimento da iniciativa.
Ainda há vagas disponíveis para mulheres interessadas em participar do projeto, devendo atender ao seguinte perfil:
§ Mulheres que necessitam gerar renda para si e suas famílias e que veem no empreendedorismo uma alternativa viável de sustento financeiro e crescimento – já atuando ou com desejo de atuar;
§ Mulheres em situação de vulnerabilidade social que possam, por meio do empreendedorismo, alcançar um futuro mais seguro e promissor;
§ Mulheres em contextos de afirmação social, considerando aspectos como etnia, idade, deficiência, orientação sexual, cultura, religião e nacionalidade, com atenção aos diferentes territórios do município.
Entre as participantes já confirmadas estão:
§ Cristilene Dantas, da Cris Shoes Story / venda de tênis;
§ Débora Prado, das Delícias da Débora;
§ Valquíria Monteiro, vendedora de amendoins;
§ Fernanda Campos, da Tiradentes Boutique;
§ Luciene Ribeiro, do aplicativo Feira Fácil;
§ Marilangela dos Santos, da MV Moda Fitness & Acessórios;
§ Jaqueline Mendes, Design de Sobrancelhas;
§ Karen Hampel, do Atêlie Kah Hampel / bolsas de crochê;
§ Melina Lupa, da Dona dos Temperos;
§ Stela Vargas, da SV Stela Vargas / Joias e perfumaria;
§ Dona Maria, Maria da Bala (balas de côco)
Quem desejar participar do projeto deve entrar em contato com a Líder de Projetos e Eventos da Enactus Chapadão do Sul, Daniely Pereira – WhatsApp: (67) 9847-8606.
Criada em 1975 nos Estados Unidos, a organização social Enactus está presente em 30 países e em Chapadão do Sul desde o ano passado. A Enactus oferece aos estudantes universitários a oportunidade de promover impacto positivo nas comunidades em que vivem, ao mesmo tempo em que se desenvolvem nos âmbitos acadêmico, profissional e social.
Para mais informações sobre o projeto Enactus no Brasil e no mundo, acesse www.enactus.org.br. Para conhecer e apoiar o Time Enactus de Chapadão do Sul, acompanhe o Instagram @cpscenactusufms.
Por Lucas Leão – RP 2414/MS












