Câmara Municipal fez a entrega de Comenda Servidor Público Comprometido

A Câmara Municipal de Chapadão do Sul homenageou na noite desta segunda-feira (28), durante a sessão solene, os servidores públicos do município com a entrega da Comenda Servidor Público Comprometido, que foi entrega com o objetivo de reconhecer os servidores que somam ou somaram nos serviços prestado para o nosso município.

Na oportunidade os Alunos do Projeto Música e Arte fizeram a apresentação em homenagem aos Servidores Público.

Após as homenagens foi servido um coquetel ao público presente.

Conheça as histórias dos servidores que foram homenageados pelos vereadores.

Acácio Amélio da Rosa –  Indicação do Vereador Paulo Lupatini

Nascido aos 02 de dezembro de 1951 na cidade de Santo Augusto – RS.

Veio para Chapadão do Sul – MS com vinte e quatro anos de idade, no dia 25 de julho de 1975, para então trabalhar na fazenda Nossa Senhora do Carmo, propriedade do senhor Arnaldo Tonellotto, onde trabalhou por um período de três anos e então retornou a sua origem.

No dia 28 de janeiro de 1978 casou-se com Neudi Scheer Simão e no mesmo dia após a cerimônia viajaram para Chapadão. Reassumiu seu emprego na fazenda Nª Senhora do Carmo, onde permaneceu por mais seis anos.

Comprou então alguns hectares de terra nas localidades da Vaca Parida, onde ficou por um ano (1984), e em seguida mudou-se para a cidade, trabalhando então como autônomo com seu pequeno caminhão, fazendo transporte de areia para as primeiras construções.

No ano de 1988 foi candidato a vereador na primeira eleição do munícipio, porém não foi eleito.

No ano de 1990 prestou o segundo concurso público municipal e começou a trabalhar na prefeitura de Chapadão do Sul, tendo como função motorista de caminhão no setor de obras. Passados oito anos foi transferido para o setor de educação, onde trabalhou como motorista de transporte escolar durante dezoito anos até se aposentar.

Atualmente, após vinte e seis anos de trabalho árduo prestado a prefeitura municipal de Chapadão do Sul – MS, Acácio é aposentado há três anos, permanece em matrimônio há 42 anos com Neudi Simão da Rosa, união da qual resultou seus três filhos, Marcos que é Administrador, Ana Paula formada em ciências contábeis e Fellipe que é biomédico, destes que lhe resultaram quatro netos.

Dulce Theisen Mio – Indicação do Vereador Alírio Bacca

DULCE THEISEN MIO, nasceu dia 09 de julho de 1964, em Toledo-PR, filha de Gustavo Theisen e Rita Maria Theisen, sendo a quinta filha de seis filhos do casal.

Em 1972, iniciou a vida escolar, na Escola Tomé de Souza, na localidade de Vila Ipiranga, distrito de Toledo PR.

Foi juvenista por dois anos (1979-1980) do Colégio das Irmãs Franciscanas de Ingolstadt, em São Miguel do Iguaçu PR, onde concluiu a 8ª série do 1º Grau da Escola Nª Srª de Fátima.

Em 1981 retornou para casa de seus pais. Em 1985 concluiu o 2º Grau, do Colégio Willy Barth em Toledo PR, formando-se em Técnico em Secretariado

Em 1989, atendendo ao convite do então Presidente da Primeira Legislatura, Alírio José Bacca, começou a trabalhar na Câmara de Vereadores de Chapadão do Sul MS. Neste mesmo ano foi instalada a Câmara Municipal Constituinte com a finalidade de criar a Lei Orgânica do Município de Chapadão do Sul (Esse processo envolveu com muito comprometimento todo o legislativo e o povo de chapadão do Sul, através de suas classes sociais. A LOM foi promulgada em 05 de abril de 1990).

Dia 04 de Janeiro de 1991, casou-se com Valdemir Mio. Desta União nasceu Rafael Theisen Mio, em 11 de maio de 1992.

Dia 28 de julho de 1993, seu esposo faleceu.

No ano de 2006, formou-se em Administração pela Fachasul. No mesmo ano o pai veio a falecer.

Em janeiro de 2007, com o propósito de cuidar sua mãe, pediu afastamento das atividades legislativas e mudou-se, juntamente com seu filho, para Toledo PR.

Em 2009, pediu demissão das funções da Câmara Municipal, deixando para traz, aquela que por dezoito anos foi seu lar. Foi uma decisão difícil, afinal, participou e acompanhou o nascimento e o desenvolvimento da Câmara Municipal. Foi como deixar uma filha, já mocinha. Ali passou boa parte da sua vida. No início houve dificuldades por falta de conhecimento das atividades legislativas, mas com a graça de Deus, nunca faltou o apoio e colaboração de pessoas generosas e experientes na área. Buscou dar o seu melhor, embora erros tivessem ocorrido, o aprendizado, no decorrer da caminhada, foi bem maior. Tem uma enorme gratidão pelo tempo que esteve na Câmara, pelo aprendizado, pela amizade, pela parceria das colegas de trabalho, mais que colegas, foram amigas, aos assessores, vereadores, enfim, a comunidade chapadense que a acolheu e que mora em seu coração.

Elenir Teresinha Hartmann  – Indicação: Vereador Mika

Elenir Teresinha Hartmann, filha de Jose Nilo Hartmann (in memoriam) e Maria Vilma Hartmann (in memoriam), nasceu na cidade de São João, no estado do Paraná. Mãe de Guilherme Hartmann de 19 anos e Eduardo Hartmann de 17 anos.

Ingressou no funcionalismo público em 1989, no primeiro mandato do Prefeito Edwino Schultz, junto a Secretaria de Educação.

Em 1994 no mandato do Prefeito Elo Ramiro, foi transferida para o setor do R.H. onde permaneceu até o início de 2009.

No início do segundo mandato do Prefeito Jocelito Krug (2009), por questões políticas foi colocada na “geladeira”. No mesmo mandato a convite da Secretária Dalva Gradin foi trabalhar na Secretaria de Saúde, onde permaneceu até fevereiro de 2015.

Em fevereiro de 2015 foi para a Secretaria de Obras, onde permaneceu até a data de sua aposentadoria, em 14 de junho do corrente ano.

Nina, como é conhecida por todos, foi uma funcionária dedicada, sempre desempenhou suas atividades com excelência, mantendo um bom relacionamento com os companheiros de trabalho, e é sem dúvida, merecedora deste reconhecimento pelo Poder Legislativo.

José Milton Francisco dos Santos – Indicação: Vereador Elton Silva

Nascido em Araçuai – MG, por onde permaneceu até os sete anos de idade, após este período se mudou para Paranaíba com os pais, onde cresceu, trabalhando na roça, desde a infância.

Em 1985 se mudou para Chapadão do Sul, é casado e tem três filhos e duas netas. Quando chegou à Chapadão do Sul, veio para trabalhar com pecuária. Em março de 1991 fez o concurso público e foi aprovado, naquela época sua função era de vigilante.

Em 1991 recebeu dos colegas o apelido de furão, como é conhecido por todos até hoje.

Tem 55 Anos, há 28 anos que é servidor público e tem orgulho de ter contribuído na construção da infraestrutura de Chapadão do Sul. É grato pelas amizades que fez na rotina de trabalho durante estes anos.

Gosta de tudo que faz e faz tudo que gosta. Apesar dos altos e baixos da vida se sente uma pessoa muito feliz e sorridente em todos os momentos. Tem um irmão e uma irmã, Antonio e Rosa Vilma.

Agradece ao vereador Elton Silva pelo compromisso com a população e reconhecimento de sua contribuição ao município de Chapadão do Sul, ressalta que é imensamente grato ao vereador.

José Milton, um funcionário dedicado, sempre desempenhando suas atividades com excelência, é sem dúvida, merecedor deste reconhecimento pelo Poder Legislativo.

Madalena de Souza Amorin – Indicação: Vereador Professor Cícero

Nascida em 14/12/1968, em Camapuã – MS.

Madalena vem de uma família humilde, sendo a filha de nº 11, seus pais tiveram 15 filhos. Foram criados na fazenda, trabalhando na roça desde criança, aprenderam a plantar, colher par se alimentarem.

Aos 7 anos de idade mudaram-se para Costa Rica – MS, onde seus pais terminaram de criar os filhos. Casou-se com Valdoildo, o Baiano, e tiveram um casal de filhos, e ajudaram a criar um sobrinho, que eles têm como o terceiro filho.

No ano de 1998, se mudaram de Costa Rica para uma fazenda no Município de Chapadão do Sul, na qual trabalharam por dois anos, Madalena como cozinheira e seu esposo na lavoura. No ano de 2000 resolveram mudar-se para Chapadão do Sul, onde Madalena trabalhou um tempo como Empregada Doméstica e assim, resolveu que precisava terminar os estudos urgente.

Madalena e seu esposo, voltaram para a escola até concluírem o Ensino Médio. Durante o tempo que estava estudando, aconteceu o Concurso Público Municipal, e Madalena prestou o concurso para Inspeção de Aluno, ela passou e continuou a trabalhando de Empregada Doméstica, aguardando ser chamada para assumir seu cargo. Demorou, mas enfim, foi chamada, quando o Prefeito, naquele tempo, havia construído o CEI Flamboyant, e a chamaram para trabalhar na creche até que surgisse vaga na escola.

Madalena aceitou e lá ficou por 5 anos, nesse tempo nasceu seu primeiro neto e aí preferiu sair da creche e assumir sua função na escola, para então seu neto ficar naquela creche, pois acredita que é um bom lugar para criança ficar.

Atualmente, Madalena está lotada na Escola Municipal Cecília Meireles.

Com esse tempo cuidando de crianças muita coisa aconteceu, que marcou sua vida.

Uma delas foi na creche, uma criança que ela se dedicou muito a ele, devido o problema de saúde que ele tinha desde seu nascimento, quando chegou o momento que esse bebê foi passar por uma cirurgia para tentar ver se ele seria curado, ele não resistiu e veio a falecer. Madalena sofreu muito calada, pois preferia não demonstrar, somente suas colegas de sala viam o quanto ela sentia a sua falta, mas enfim a dor passou, e ficou marcado em sua lembrança.

A escola é o lugar que Madalena passa o dia trabalhando e ela gosta do que faz, embora, admita, não ser fácil lidar com crianças e adolescentes, os profissionais seguem tentando melhorar diariamente, para entender e aperfeiçoar seu trabalho. Se formou em pedagogia, pela Unopar, assim aprendeu um pouco mais sobre educação, e concluiu uma pós-graduação em Educação Infantil, que onde, de fato se identifica mais.

Hoje, Madalena tem um neto e duas netas que é verdadeiramente apaixonada.

Madalena diz que se pudesse mudar algo em seu local de trabalho, seria construir parquinhos e outras diversões educativas. E, pediria, um pouco mais de respeito com os profissionais que trabalham nas Escola na parte Administrativa, que a remuneração destes, fosse melhorada.

Nelson Maier Scheer – Indicação: Vereador Toninho Assunção.

Conhecido pelos amigos e colegas como ALEMÃO, tem 61 anos de idade. É casado com Nicia Maria Oliveira Scheer e possui cinco filhos: Ana Adélia, Andréia, Angélica, Nelson Júnior e Natália.

Alemão chegou em Chapadão do Sul no ano de 1983, quando o mesmo ainda se chamava São Pedro do Aporé – distrito de Cassilândia, para trabalhar na agricultura, com a Família Schultz.

Em meados de 1989, com a instalação da Prefeitura, iniciou sua carreira no serviço público, vindo a operar a primeira motoniveladora adquirida pelo Município, para abrir ruas e estradas.

Aprovado em concurso público, atuou em diversas áreas, tais como operador de máquinas, motorista de ambulância e outros veículos da saúde, motorista do transporte escolar e, atualmente, está trabalhando na Secretaria Municipal de Obras, mais especificamente na área de manutenção das estradas da zona rural.

Em 02 de julho deste ano, Alemão completou 30 anos de serviço efetivo ao Município de Chapadão do Sul.

Rosa Vilma Francisca Esteves – Indicação: Vereadora Alline Tontini

Quase 30 anos depois lá está ela sem descuidar do horário de chegada ao trabalho, lá está ela sem querer faltar, sem querer deixar coisas para fazer…La está ela, pequenina, apressada ao sair da creche para fazer o almoço e voltar para o trabalho, la está ela preocupada com o setor onde trabalha para nunca falar de ninguém ali…

Ela é Rosa Vilma, que literalmente serve as pessoas desde 1991.

Mineira lá da região da fome, chegou em Mato Grosso do Sul em 1979. Dois anos depois chegou em Chapadão do Sul, casada e com três filhos. Veio com o marido, o Vergílio, que também foi servidor desta Prefeitura.

Morou na Pedra Branca e depois mudou para a cidade. Foi empregada doméstica até começar na Prefeitura, recém viúva, precisando trabalhar para sustentar três filhos ainda crianças. Na porta de sua casa, distribuía leite e verduras para as pessoas carentes do parque União.

As batalhas eram difíceis, os dias de dificuldades pareciam não ter fim, mas a esperança era grandiosa, tanto que nunca desistiu de manter a sua família unida e lutando.

Depois de trabalhar com a distribuição de leite, foi para a creche e lá permanece até hoje fazendo da melhor forma possível o seu trabalho, com o qual deu educação para seus filhos. Ensinou a eles o compromisso com a verdade, com a seriedade e com o trabalho.

Várias foram as oportunidades para deixar a Prefeitura e cuidar de outras coisas, do seu próprio hotel, por exemplo. Mas, a resposta sempre foi negativa. Nunca imaginou deixar de trabalhar na creche.

Lá seus dias são de alegrias com as colegas de trabalho e felicidade com que o que faz.

Incansável, nunca deixou de acreditar que seria possível e que daria certo. Ama sua família e sua cidade, por isso que enquanto servidora, serve com amor as pessoas que mais precisam.

De tudo, Rosa Vilma sempre será lembrada como aquela que faz a sua parte. Se a vida tem ganhos e dívidas, ela está “quite”, fez tudo o que sua história permitiu, foi a melhor mãe que podia ser e como servidora, faz o melhor que pode fazer.

É parte da vida de uma família que a ama, parte da história desta cidade e servidora, de coração, deste município, que hoje, com muita honra, presta esta homenagem.

Sarah Coelho Lima – Indicação: Vereador Anderson Abreu

Sarah Coelho Lima, filha de Sérgio Coelho Lima e Dulcinês Pereira Lima, nasceu em Juiz de Fora, MG e aos 5 anos foi para Campo Grande, MS, junto à sua família, onde cresceu e viveu grande parte de sua vida. Formou-se em Fonoaudiologia pela Universidade Católica Dom Bosco no ano de 2000.

No ano seguinte começou uma procura por oportunidade no mercado de trabalho, e começou uma longa jornada de ligações para os municípios no estado do Mato Grosso do Sul quando descobriu que em Chapadão do Sul haveria concurso público e então em 2001 realizou prova para o concurso público municipal em Chapadão do Sul, cidade até então desconhecida por ela, onde passou em 1° lugar, assumindo em agosto daquele mesmo ano para o cargo de fonoaudióloga. Mesmo morando aqui no município, vencia árdua tarefa de praticamente em todos os finais de semana ir para Campo Grande, e neste período concluiu o Curso de pós-graduação em Audiologia também na UCDB no ano de 2003.

Apesar dos muitos cursos realizados para capacitação profissional, nenhum deles deram o aprendizado e crescimento profissional que cada paciente proporcionou, assim como a vivência e conexão vividos com cada família que por ela passaram, passam e passarão deixando assim eterna gratidão por cada um deles.

Sarah é idealizadora do projeto Amigos do Papai Noel que é realizado há mais de 15 anos no município por pessoas de bem e de boa vontade, onde os pacientes atendidos por ela são contemplados com a “visita do bom velhinho” que além de atender estas crianças leva um pouco de alegria a crianças que não tem a oportunidade de ganhar um pequeno presente tão desejado por elas no natal.

Desde que chegou por terras Chapadenses, são 18 anos de serviços públicos, prestados através da secretaria Municipal de saúde. Ao chegar no município aos 21 anos ainda jovem, sonhadora e cheia de expectativas, se sente orgulhosa e grata em viver metade da sua vida em uma cidade que a proporcionou tantas conquistas, aprendizados e alguns obstáculos que com a graça de Deus foram e estão sendo superados.

Se sente ainda mais honrada em poder receber a homenagem das mãos daquele que Deus preparou com tanto cuidado para que vivesse ao seu lado e construísse sua linda família. É Casada há 15 anos, considera-se uma pessoa abençoada em poder criar e educar seus amados e abençoados filhos na presença divina e nos preceitos de Deus, sua princesa Larah de 14 anos e seu príncipe Miguel com 10 anos, neste município que a acolheu. Hoje, nesta cerimônia, sente-se agradecida ao seu vereador e grande amor Anderson Abreu.

Sinara Bueno de Camargo – Indicação: Vereador Vanderson Cardoso

Sinara Bueno de Camargo natural do município de Bauru-SP, é filha de Geraldo Bueno de Camargo e Cirene Senis de Camargo, mãe de duas filhas e agora saboreando uma nova sensação, de ser avó.

No ano de 1991 por uma nova oportunidade de trabalho, seu pai, homem do campo, o qual sempre trabalhou com a lida do gado, recebeu uma proposta para sua profissão, buscando conhecer novos horizontes, com a curiosidade e a vontade de crescer profissionalmente veio com a família para a região.

No período esta cidade ainda era conhecida como Chapadão dos Gaúchos, com poucas residências e com uma infraestrutura precária, naquela época, buscavam recursos nos municípios, vizinhos, principalmente Cassilândia.

Um grande desafio para os adultos e uma imensa diversão para as crianças. Até então, seu mundo era desenhado por uma região do interior de São Paulo, depois, sua vida foi totalmente mudada para uma imagem de um quadro pintado pelas mãos de DEUS para os amantes da natureza, no caso Sinara e seus irmãos.

Com o passar dos anos a responsabilidade de uma família a veio e junto a busca por uma vida melhor levou ao trabalho incessante na área doméstica, após muito esforço, tempo e dedicação iniciou seu trabalho na vida pública, em 2007 por meio de um processo seletivo para agente comunitária de saúde. Neste período curso um Curso Técnico em Gestão de pessoas, no trabalho como agente comunitário permaneceu até o ano de 2016, nesta função ganhou conhecimento tanto profissional, quanto pessoal, a habilidade adquirida junto com a prática e o fator mais importante a ser ressaltado, o qual declara que é grata pela oportunidade de ver o município crescer e se desenvolver em todas as áreas.

Em junho de 2016, foi convocada a atuar no atendimento do setor de regulação da Secretaria Municipal de Saúde de Chapadão do Sul, devido a aprovação no concurso público, prestado em 2014, o qual ainda permanece, porém não mais como atendente e sim com a responsabilidade de liderar uma equipe, que para ela é como uma família estendida. Nesta função tem como uma das responsabilidades atuar sobre a organização dos serviços ofertados de acordo com a necessidade dos usuários, isto é um grande desafio na busca pela integridade e equidade da assistência à saúde da população, permitindo assim, adequar a oferta de serviços de saúde, à demanda que mais se aproxima das necessidades dos usuários fora do domicílio, e lá se vão 12 anos de trabalho comprometimento e dedicação ao serviço público prestado a população sul chapadense, com a graça de DEUS.