A pilota Indiana Kiiomi Muñoz Gomes, de 29 anos, morreu neste domingo (15) após um acidente durante a primeira etapa do campeonato Goiás Superbike, no Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna.
A Secretaria de Esporte e Lazer (Seel) lamentou a morte da atleta e informou que o autódromo obedece às normas de segurança (veja a nota na íntegra ao fim do texto).
Indiana foi socorrida e encaminhada ao Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo). A unidade de saúde informou, em nota, que a “paciente deu entrada na emergência em estado gravíssimo e foi encaminhada ao centro cirúrgico com politrauma severo e múltiplas paradas cardiorrespiratórias, mas não resistiu”. Ela morreu às 14h.
Amigo da família, o carteiro Daniel Rodrigues contou que a pilota perdeu o controle da moto durante a prova. Ela estava em 2º lugar na corrida.
“Não sabemos ainda como realmente aconteceu. A Indy era uma pessoa de muita garra e de luta. É um esporte que ela gostava, mas, infelizmente, Deus chamou, estamos muito tristes”, diz o amigo.
Com experiência no motociclismo, a pilota era campeã brasileira e instrutora de pilotagem. O acidente foi na curva zero do autódromo, mesmo ponto onde outro piloto morreu há 7 meses. Pessoas que acompanhavam a corrida contam que Indy passou direto pela curva. O piloto Josué Ferreira lamentou a morte da colega.
Com experiência no motociclismo, a pilota era campeã brasileira e instrutora de pilotagem. O acidente foi na curva zero do autódromo, mesmo ponto onde outro piloto morreu há 7 meses. Pessoas que acompanhavam a corrida contam que Indy passou direto pela curva. O piloto Josué Ferreira lamentou a morte da colega.
“Última volta, última curva, infelizmente a mesma fatalidade que aconteceu com outro piloto no ano passado. Uma perda muito grande para o motociclismo”, disse.
Indy era de família de motociclistas e pilotava desde criança acompanhada do pai.
“Está no sangue do pai, ele fazia Globo da Morte, mexia com circo. Quando ela tinha dois anos de idade, o pai dela fazia trapézio e a carregava, suspendia ela no alto. Muita dor, é uma tragédia, mas como se diz foi fazendo o que gosta”, contou um amigo da família
Nota da Seel:
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, lamenta o falecimento de Indy Munhoz, experiente atleta de motociclismo, em decorrência de um acidente durante a primeira etapa do Goiás SuperBike, no Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna.
Ressaltamos que o autódromo está com todos os laudos em dia e que cumpre todas as normas de segurança dos órgãos que gerem o motociclismo e também o automobilismo. A atual gestão da Seel é extremamente vigilante quanto a qualidade da praça esportiva, sobretudo no que tange a segurança. Tanto que a atleta foi resgatada ainda com vida e levada ao Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), mas, infelizmente, veio a óbito durante a cirurgia para conter os ferimentos.
Destaca-se ainda que, em cumprimento ao decreto nº 9.633, do Governo de Goiás, que determina que eventos esportivos oficiais só podem acontecer com os portões fechados para evitar aglomerações e proximidade entre as pessoas, por conta da propagação do Coronavírus, a primeira etapa do Goiás SuperBike aconteceu sem a presença de público.
Por Vanessa Chaves, G1 GO