Adeus, telemarketing: saiba como se livrar de vez das ligações indesejadas
As pessoas que recebem muitas chamadas indesejadas podem bloquear as ligações de telemarketing no celular. Existem diversas maneiras para tanto. A Anatel fornece o serviço Não Me Perturbe, uma lista nacional na qual os consumidores podem se cadastrar e escolher as empresas que desejam bloquear. Além disso, o Procon de vários estados e municípios brasileiros também oferecem opções de bloqueio regionais.
Existem também alguns aplicativos que permitem bloquear contatos indesejados, como o Whoscall e o Truecaller. A Samsung também disponibiliza uma opção de bloqueio para donos de aparelhos Galaxy, o Smart Call. Confira abaixo o passo a passo para se cadastrar em cada sistema.
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Como funciona o Não Me Perturbe
O Não Me Perturbe é uma ferramenta nacional criada pela Anatel, em julho de 2019, que permite solicitar o bloqueio de ligações de telemarketing em todo o Brasil. O serviço abrange empresas de telecomunicação (telefone móvel e fixo, TV por assinatura e internet) e instituições financeiras (empréstimos consignados e cartão de crédito consignado).
Inicialmente, o cadastro bloqueava apenas os serviços das empresas de telecomunicação Algar, Claro/Net, Claro NEXT (antiga Nextel), Oi, Sercomtel, Sky, Tim e Telefônica/Vivo.
Recentemente, alguns bancos também passaram a fazer parte da iniciativa:
- Agibank
- Banco Alfa
- Banco do Brasil
- Banrisul
- Bari
- BMG
- Bradesco
- Bradesco Financiamentos
- BRB
- BV
- Caixa
- Cetelem
- CCB Brasil
- Digio
- Daycoval
- Facta Financeira
- Financeira Alfa
- Inter
- Itaú-Unibanco
- Itaú Consignado
- Mercantil do Brasil
- Mercantil do Brasil Financeira
- Olé Consignado
- PAN
- Paraná Banco
- Safra
- Santander
- Sicredi
- Zema Financeira
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O cadastro no sistema deve ser realizado pelo site oficial. O consumidor poderá informar o número de telefone que deseja realizar o bloqueio, bem como eleger a prestadora ou instituição financeira cujas ligações não interessam mais. O bloqueio ocorre em até 30 dias após a data da solicitação.
Após esse período, caso o consumidor ainda receba alguma chamada, ele poderá entrar em contato com a empresa e preencher um formulário relatando o ocorrido. A empresa então terá até cinco dias para explicar a ocorrência. Ela poderá ser punida se for provado o descumprimento do bloqueio.
Outro ponto importante é que o bloqueio abrange apenas ligações de telemarketing, ou seja, oferta de serviços e produtos não solicitados. O usuário poderá continuar recebendo chamadas com confirmação de dados, prevenção a fraudes, cobranças e outros serviços bancários. O mesmo vale para SMS.
A Anatel ainda alerta que o Não Me Perturbe não tem aplicativos para smartphones, não envia e-mails com arquivos executáveis e nem solicita dados pessoais ou bancários.
Como ativar o Não Me Perturbe
É possível realizar o cadastro no site por meio do computador ou do smartphone. Entre no site naomeperturbe.com.br e siga os seguintes passos.
Passo 1. Caso não tenha cadastro, clique em “Quero me cadastrar”.
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Passo 2. Após selecionar a opção de cadastro, o consumidor deve informar nome completo, CPF, e-mail e criar uma senha contendo no mínimo oito caracteres, sendo pelo menos um maiúsculo, um minúsculo, um número e um caractere especial. Em seguida, marque a caixa dizendo que concorda com os termos de uso, confirme que não é um robô e clique em “Enviar”.
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Passo 3. Será enviado em e-mail de confirmação para o endereço solicitado. Clique em “Entendi”.
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Passo 4. Vá até o e-mail e clique em “Validar e-mail” para concluir o cadastro.
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Passo 5. Em seguida, volte à página inicial do Não Me Perturbe e clique em “Efetuar Login”. Informe o e-mail ou telefone cadastrado, coloque a senha e marque a caixa confirmando que não é um robô. Clique em “Enviar”.
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Passo 6. Na página que se abrir, clique em “Novo bloqueio” para cadastrar o número de celular.
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Passo 7. Digite o número do telefone e selecione as prestadoras e instituições financeiras que deseja bloquear. Confirme que não é um robô e clique em “Enviar”. O bloqueio será realizado em até 30 dias após a solicitação.
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Como ativar o Não Me Perturbe estadual
Mesmo que o usuário tenha se cadastrado na lista nacional do Não Me Perturbe, é importante manter um cadastro ativo nos Procons estaduais e municipais. Essas listas permitem bloquear ligações de telemarketing de outros setores, como bancos, financeiras, imobiliárias e até funerárias.
Isto quer dizer que qualquer oferta ou publicidade de cunho comercial ou institucional, de qualquer empresa a nível estadual, será bloqueada. Esse sistema abrange mais empresas e instituições do que o sistema nacional. A exceção vale para entidades filantrópicas, que poderão continuar ligando para pedir doações.
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Da mesma forma, é preciso entrar no site do Procon regional e fazer o cadastro por meio do e-mail e do CPF. O bloqueio será realizado em até 30 dias após a solicitação.
Confira abaixo a lista de sites por estados:
- Alagoas: naoperturbe.itec.al.gov.br
- Ceará: wapp.mpce.mp.br/DeconAntiMarketing
- Distrito Federal: merespeite.procon.df.gov.br
- Espírito Santo: sistemas.es.gov.br/procon/bloqueiotelef
- Goiás: proconweb.ssp.go.gov.br
- Maranhão: procon.ma.gov.br/bloqueio-de-telemarketing-2
- Mato Grosso do Sul: bloqtel.ms.gov.br/bloqueioAcesso.aspx
- Minas Gerais: aplicacao.mpmg.mp.br/proconbloqueio
- Paraíba: naoperturbe.procon.pb.gov.br
- Paraná: www.bloqueio.procon.pr.gov.br
- Rio Grande do Sul: proconbloqueio.rs.gov.br
- Rio de Janeiro: web-sisbloqtele.apps.rio.gov.br
- Santa Catarina: bloqueiotelemarketing.procon.sc.gov.br
- São Paulo: procon.sp.gov.br/bloqueiotelef
Bloqueio de telemarketing pelo Whoscall
O Whoscall é um aplicativo gratuito que permite ao usuário identificar e bloquear números desconhecidos sem precisar atender a ligação. Disponível para Android e iOS, o app conta com uma base de dados de números cadastrados do mundo todo. Cada vez que um consumidor recebe uma chamada, ele pode reportar quem ligou e alertar aos outros usuários, como se fosse uma comunidade de rede social.
Passo 1. Ao abrir o aplicativo, clique em “Começar” e aceite as definições de chamadas do aplicativo.
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Passo 2. Faça login com Facebook ou Google e selecione o DDD de origem. A seguir, a página principal será aberta. Nela estarão todas as últimas ligações recebidas pelo celular com identificação. Na parte inferior, clique em “Bloquear”.
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Passo 3. Na aba que será aberta é possível bloquear números de acordo com operadoras, bancos e outros DDDs. Dá também para restringir números privados, internacionais e contatos que não estejam na lista do usuário.
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Passo 4. Na parte de cima, é possível ver os números bloqueados. Dá também para criar uma lista com contatos permitidos, ou seja, números que poderão ligar para o aparelho.
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Passo 5. Para bloquear um número em específico, basta voltar à tela inicial e clicar em cima da chamada. Na página que se abrirá, clique em bloquear e reporte o motivo, para ajudar outros usuários. Dá também para enviar um relatório com informações sobre a chamada, o que ajuda usuários na hora de atender ou não a chamada deste mesmo número.
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Bloqueio de telemarketing pelo Truecaller
A exemplo do Whoscall, o Truecaller é um aplicativo gratuito para Android e iOS que permite bloquear chamadas e mensagens SMS. O app tem uma lista de números conhecidos por enviarem spam e alerta o usuário caso este receba uma legação desses números.
Passo 1. Ao abrir o aplicativo, clique em “Começar agora” e conceda permissão à agenda de contatos.
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Passo 2. Insira o número do telefone e faça login com a conta Google ou Facebook. Se preferir, é possível inserir o nome manualmente.
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Passo 3. Na página inicial do aplicativo serão exibidas as últimas ligações recebidas. Ao tocar no ícone de quem ligou, será aberta uma página que permite bloquear o número. O app também permite bloquear números ocultos, estrangeiros ou os mais denunciados. Para isso, basta clicar na aba “Bloqueando”, na parte inferior da tela.
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Bloqueio de telemarketing pelo Smart Call, da Samsung
Os donos de celular Galaxy, da Samsung, podem ainda contar com mais uma opção para bloquear chamadas indesejadas. A função Smart Call está disponível em celulares a partir do Galaxy Note 20 e da interface One UI 2.5.
O serviço permite saber quem está ligando mesmo quando o número não está na lista de contatos. Isso porque a fabricante usa um extenso banco de dados de empresas e usuários para identificar ligações indesejadas e rejeitá-las automaticamente.
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Para ativar o bloqueio de chamadas indesejadas, basta acessar as configurações de chamada do aparelho, tocar em “Proteção ID de chamada e spam” e arrastar o botão para ativar a função.
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Fonte: Larissa Infante, para o TechTudo Com informações de Procon e Samsung