Secretária adjunta de Saúde de MS alerta para aumento da média móvel de casos de Covid-19 nos últimos 21 dias
A secretária estadual adjunta de Saúde, Christine Maymone, fez nesta segunda-feira (17) um alerta para o aumento da média móvel de casos novos de Covid-19 no estado nos últimos 21 dias.
Ela comentou que no dia 27 de abril, a média móvel era de 919 casos novos por dia e que nesta segunda subiu para 1.252 registros de novos infectados ao dia.
Christine comentou que na mesma comparação a média móvel de mortes teve redução. Em 27 de abril era de 42,7 óbitos por dia e neste 17 de maio caiu para 26,7 vidas perdidas por dia.
A secretária adjunta advertiu, entretanto, que com o aumento do número de casos novos, a tendência é que o indicador de óbitos também cresça.
Ela reforçou o apelo à população para que aos primeiros sintomas da doença procure atendimento médico, para que o quadro de saúde não se agrave.
A secretária adjunta comentou ainda que esses dados indicam que a população e os gestores públicos devem ter atenção redobrada com a pandemia e indicou que o crescimento da quantidade de novos infectados pode estar relacionado a flexibilizações e comemorações que ocorreram no Dia das Mães.
Durante a live, a secretária adjunta da SES, Crhistinne Maymone alertou que existem só duas formas de controlar a doença: sendo a autoproteção e a vacina, e alertou para a circulação de variantes em países vizinhos.
“Sabemos que já há variantes ao redor do nosso Estado. Argentina e Paraguai estão com novas variantes que vieram da Índia. O que posso fazer agora? Continuar me protegendo se chegou o meu momento, me vacinar”
Dados da pandemia nesta segunda-feira:
- Casos novos confirmados: 903
- Total de casos no estado desde o início da pandemia: 266.139
- Mortes confirmadas nesta segunda: 28
- Total de óbitos provocados pela doença: 6.230
- Pessoas infectadas em isolamento domiciliar: 11.469
- Pacientes internados: 1.073
- Pessoas que se recuperaram da Covid: 247.367
G1 MS