A Prefeitura Municipal de Paraíso das Águas, através da Secretaria Municipal de Planejamento e Fomento ao Desenvolvimento e IMASUL- Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul realizou na tarde de ontem, dia 27 de janeiro na Câmara Municipal uma palestra sobre o Cadastro Ambiental Rural- CAR- MS.
Presentes no evento estavam: o Prefeito de Paraíso das Águas Ivan da Cruz Pereira(Xixi), o Vice Prefeito Ocesino Alves de Oliveira, os secretários municipais Wilson Matheus, Ildo Furtado, Daniel Greggio e os vereadores Antonio Luiz Soares(Tuta), Anízio Sobrinho de Andrade, Celso Cunha e Roberto Carlos.
O Prefeito Ivan Xixi agradeceu ao governo do Estado por ter disponibilizado uma equipe para estar vindo ao município fazer as orientações sobre o cadastramento.
“Quero agradecer a todos os órgãos públicos estaduais pelo carinho que sempre tiveram conosco e dizer que palestras como esta são muito importantes principalmente para os produtores rurais que podem obter mais informações a respeito do cadastramento. Obrigada ao governo do Estado pela parceria” mencionou o chefe do executivo Ivan da Cruz Pereira.
A palestra foi ministrada pelo engenheiro agrônomo, Sidney Kocky que abordou temas sobre a obrigatoriedade do CAR, seus benefícios e esclareceu duvida dos presentes sobre o cadastramento e como faze-lo.
“Nosso objetivo é que até o dia 05 de maio, prazo final para o cadastramento ambiental rural, 100% das propriedades rurais estejam cadastradas” mencionou o engenheiro agrônomo.
O CAR é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais e, tem o objetivo de integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente-APP, das áreas de Reserva Legal, dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.
O CAR foi criado no âmbito do Sistema Nacional de Informações sobre Meio Ambiente, pela Lei número 12.651/2012 e é composto de dados estratégicos para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação que são nativas do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.
O prazo para o Cadastramento Ambiental Rural vai até o dia 05 de maio de 2016.
ASSECOM- Prefeitura Municipal de Paraíso das Águas- MS