Chapadão do Céu participa ativamente do Dia Nacional de Mobilização da Educação contra o Zika

A Secretaria Municipal de Educação, de Chapadão do Céu preparou e realizou uma grande mobilização de estudantes, na manhã desta sexta-feira, 19 de fevereiro, para participação ativa no Dia Nacional de Mobilização da Educação contra o Zika.

Os estudantes caminharam de suas escolas, da rede pública e privada, até a Praça Filogônio Garcia de Freitas, no centro da cidade, onde estavam as autoridades e um médico para falar sobre a importância da erradicação do mosquito aedes aegypiti.

Um mascote, lembrando o mosquito aedes circulava entre as crianças e jovens estudantes e as autoridades lembraram os estudantes sobre as doenças que o mosquito transmite: febre amarela, dengue, zica e Chikungunya.

A Secretária Municipal de Educação, Lea Rorihg Rigodanzo disse aos alunos que somos mais fortes que o mosquito e que todos juntos podemos erradica-lo.

O Chefe do Controle de Vetores, da Secretaria Municipal de Saúde, João Félix falou sobre o ciclo do mosquito e os meios de interrompê-lo, para o seu controle e erradicação.

Segundo o Prefeito Rogério Pianezzola, o Graxa, Chapadão do Céu é a cidade de Goiás com menor índice de infestação do mosquito e nem por isso devemos nos acomodar. Alertou que esta é uma ótima oportunidade para erradicarmos o inseto. Lembrou que é importante mantermos a vigilância permanentemente, pois a cidade recebe muitos imigrantes e existe uma rodovia que corta a cidade e pode ser um corredor para entrada do mosquito e de doenças.

O médico pediatra, Dr. Emmanoel Evangelos Haji Antoniou, que participou do movimento, lembrou às crianças dos graves sintomas das doenças e as consequências à saúde e os riscos de morte que elas representam. Ele lembrou ainda que o zika vírus afeta e pode matar até fetos.

Segundo o Dr. Emmanoel, recentemente foi publicada uma notícia de que o mosquito aedes aegypti transmite ainda a doença dirofilariose, nos cães e gatos, uma enfermidade que ataca o coração dos animais. Trata-se de um parasita que se aloja e se desenvolve no coração do animal, podendo levá-lo até à morte.

Mobilização da Educação contra o Zika

Foi solicitado aos estudantes que sejam agentes multiplicadores da campanha de combate ao aedes aegypti. “São 3.000 alunos e se cada um convencer mais duas pessoas sobre os cuidados para a não proliferação do mosquito, certamente Chapadão do Céu estará livre das graves doenças que ele transmite”, disse o Prefeito Rogério Graxa. “Se o índice diminuir ou ser totalmente extintos, nos próximos meses, vamos premiar cada estudante com um bombom, prometeu o Prefeito.

O Secretário de Obras, Transporte e Ação Urbana, Vicente Paulo Dias, o Romário disse que a secretaria trabalha ativamente em parceria com a Saúde e Educação, para limpar a cidade e colocou-se a disposição para atender a chamados, sempre que alguém solicitar.

Após a fala, as autoridades, coordenadores, professores e estudantes realizaram uma caminhada pelas avenidas e ruas do centro da cidade, com um carro de som acompanhando, para alertar toda a população sobre o movimento.

João Félix informou que durante toda a próxima semana o tema será abordado com os alunos, em toda a rede municipal, estadual e particular de ensino. Neste momento está sendo realizado o repasse da segunda visita aos imóveis e a terceira visita será realizada a partir do dia 1º de março. João Félix disse que ainda são encontrados focos na cidade, mas o índice já caiu sensivelmente.

CLIQUE AQUI e veja a GALERIA DE FOTOS

Fonte: Ass. Imp. Pref. Chap. Céu